Siga-nos

Destaques

Dom Moacir Arantes é nomeado como novo Bispo da Diocese de Barreiras

O anúncio foi realizado pela CNBB, que divulgou a nova nomeação realizada pelo Papa Francisco

Publicado

em

Nesta quarta-feira (21), o Papa Francisco nomeou Dom Moacir Silva Arantes como terceiro Bispo da Diocese de Barreiras. Desde a nomeação de Dom Josafá Menezes da Silva como arcebispo de Vitória da Conquista (BA), o que ocorreu em 9 outubro de 2019, a diocese estava vacante.

O anúncio foi divulgado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que também compartilhou uma carta na qual agradece a contribuição de Dom Moacir à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, à arquidiocese de Goiânia (GO), e pelo seu serviço à Igreja no regional Centro-Oeste da CNB.

Veja no final desta matéria o vídeo com o depoimento do novo Bisbo de Barreiras, Dom Moacir Arantes!

Conheça Dom Moacir Arantes

Dom Moacir Arantes é natural de Itapecerica (MG) e tem 51 anos. Filho de Bento Alves Arantes e Irene Pinto de Araújo, ele vem de uma família numerosa, sendo o 13º de 15 irmãos. Dom Moacir é graduado em filosofia e teologia em Belo Horizonte (MG) e foi ordenado padre em 14 de agosto de 1999.

O novo bispo também tem uma vasta trajetória episcopal. Ele já foi pároco e administrador paroquial em seis municípios da diocese de Divinópolis (MG), reitor dos seminários diocesanos, membro do conselho presbiteral e coordenador da Pastoral das Vocações e ministérios da diocese.

Dom Moacir também já foi assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) e assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Veja no final desta matéria o vídeo com o depoimento do novo Bisbo de Barreiras, Dom Moacir Arantes!

Em 2016, ele foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia pelo Papa Francisco e ordenado na igreja matriz de São Bento, em Itapecerica (MG), no mesmo ano. Ainda em 2016, Dom Moacir Arantes tomou posse na catedral Nossa Senhora Auxiliadora, em Goiânia.

Ele tem como lema episcopal a frase “Com simplicidade de coração”, do latim In Simplicitate Cordis. Atualmente, o bispo também integra a presidência do Regional Centro-Oeste da CNBB, e possui mandato até 2023, exercendo a função de secretário.

Agora, Dom Moacir Arantes irá iniciar uma nova fase na sua trajetória episcopal, servindo a população barreirense como novo Bispo da Diocese de Barreiras.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Fala Barreiras