Siga-nos

Gospel

Deputado estadual Antonio Henrique Júnior marca presença na retomada da Lavagem do Bonfim

A tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, é marcada por manifestações de fé, pela diversidade religiosa e pelas raízes culturais…

Publicado

em

Lavagem do Bomfim

A Lavagem do Bonfim foi retomada em 2023, após dois anos sem os festejos de rua, por causa da pandemia da Covid-19. A programação da maior festa popular religiosa de Salvador começou no dia 5 de janeiro, e encerra no dia 15 do mesmo mês.

Secular, a tradicional lavagem do Senhor do Bonfim tem início na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, de onde partem as imagens da imaculada e de Jesus Cristo, para o tradicional cortejo de oito quilômetros. A celebração ocorreu nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro. A caminhada saiu da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, acompanhando a imagem da imaculada e do Bom Jesus do Bonfim.

Diversas figuras políticas marcaram presença na lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (12), em salvador. O deputado estadual Antonio Henrique Júnior também esteve presente e fez questão de acompanhar a procissão que seguiu pelas ruas da Cidade Baixa, até chegar à Colina Sagrada, onde fica a basílica. O cortejo e a lavagem mobilizam milhares de fiéis, simpatizantes e turistas. “Hoje é dia de celebrar a nossa fé. Voltaremos às ruas para saudar Nosso Senhor do Bonfim”, disse o deputado em suas redes sociais.

Lavagem do Bomfim

Durante o cortejo, o deputado fez questão de demonstrar sua gratidão ao Senhor do Bonfim pela conquista de mais um mandato como deputado e pediu a proteção para a nova caminhada. “Agradecendo ao Senhor do Bonfim, pela vitória pela saúde da família. E pedindo forças na nova caminhada para fortalecer o Oeste por mais um mandato”, declarou Antonio Henrique Júnior.

A imagem do Senhor do Bonfim chegou ao adro da basílica por volta das 11h, para celebração dos fiéis presentes. Padre Edson comandou uma missa campal, em que citou o ataque à sede dos Três Poderes no Distrito Federal. “Que os envolvidos em tais ações, bem como seus financiadores, influenciadores e mentores sejam identificados e julgados pelos crimes cometidos”, afirmou, sendo aplaudido pela multidão. “É hora de fazer justiça, de exigir respeito pela vontade soberana do povo. É hora de defender a democracia”, acrescentou.

Lavagem do Bomfim

A imagem foi colocada no alto da igreja para contemplação de todos, e depois, aconteceu a tradicional lavagem das escadarias pelas baianas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras