Siga-nos

Meio Ambiente

Saiba tudo sobre as emissões atmosféricas

Como neutralizar e reduzir as emissões do poluente CO2

Publicado

em

As emissões atmosféricas de gases poluentes são extremamente prejudiciais, causando então uma enorme poluição do ar, por isso mesmo é muito importante saber tudo a respeito delas.

Quanto mais se souber sobre as emissões atmosféricas, mais fácil será conseguir contê-las, encontrando soluções para evitar as consequências devastadoras que elas geram.

Os poluentes atmosféricos são qualquer tipo de substância que esteja presente em concentrações mais do que suficientes no ar para que ele passe a ser impróprio ou ainda nocivo para a saúde.

Isso significa causar danos às pessoas, aos materiais, à flora e à fauna de uma determinada região, e muitos poluentes estão presentes, hoje, na atmosfera com essas consequências terríveis.

A emissão atmosférica dos gases poluentes pode ocasionar alterações severas na química do ar atmosférico, o que leva a problemas como é o caso do aumento da temperatura média da Terra, por exemplo.

Esses problemas são ocasionados pelo aumento do aquecimento global e pelo desequilíbrio geral no efeito estufa, que pode ocasionar um grande prejuízo à saúde das pessoas e ameaçar severamente espécies mais sensíveis.

Os poluentes podem vir a ser classificados segundo a origem que eles possuem, então existem aqueles que são primários e os que são secundários.

Os poluentes primários são todos aqueles que são emitidos de forma direta pelas próprias fontes.

Esses poluentes primários podem vir a sofrer algum tipo de reação química ao entrar em contato com um composto natural que faça parte da atmosfera ou ainda com um outro poluente primário.

Isso faz com que ele venha a ser transformado em um poluente que tenha um potencial de causar danos maior ou menor do que o poluente primário.

Então, esses poluentes modificados por uma reação química passam a ser conhecidos como poluentes secundários.

Existem diversos poluentes da atmosfera que ocasionam o efeito estufa, mas os principais são:

·         O Metano ou CH4

·         Os Clorofluorcarbonos ou CFCs

·         O óxido nitroso ou N2O

·         O dióxido de carbono ou CO2

·         O ozônio ou O3

Além disso, ainda há outros poluentes que podem vir a prejudicar a atmosfera de forma grave, como é o caso do monóxido de carbono ou CO, do material particulado, do dióxido de enxofre ou SO2 e dos óxidos de nitrogênio ou NOx.

Como neutralizar e reduzir as emissões do poluente CO2

Sem nenhuma dúvida, o CO2 é um dos principais poluentes que prejudicam o ar atmosférico e que levam ao aumento do efeito estufa.

Sendo assim, a melhor opção é procurar realizar a redução do efeito estufa é estar buscando neutralizar, reduzir ou compensar a emissão de gases que sejam poluentes, como é o caso do dióxido de carbono.

Entre as técnicas que podem ser utilizadas para essa finalidade estão:

·         O uso de fontes de energias que sejam ias limpas

·         O reflorestamento

·         A preservação florestal

No caso das empresas, a melhor forma de conseguir reduzir as emissões atmosféricas de gases poluentes é por meio de campanhas que levem à diminuição da produção do CO2.

Hoje em dia, já existem diversos programas criados para aquelas empresas que estão preocupadas com o meio ambiente e querem evitar as emissões atmosféricas de gases poluentes.

Quais são as consequências das emissões de gases poluentes pelas indústrias

Como já mencionado, as emissões atmosféricas de gases poluentes podem gerar diversos problemas e enormes prejuízos que afetam a qualidade de vida geral das pessoas e de todos os seres vivos, de forma geral.

Alguns dos prejuízos do tipo estéticos, que podem ser citados, são a perda da transparência do ar, a precipitação das partículas e ainda problemas das vias respiratórias, por exemplo.

As consequências da poluição da atmosfera para a saúde vão depender bastante de qual o tipo de substância presente no ar e de qual é a concentração dele, bem como o tempo no qual a pessoa estará exposta a essa substância e ainda a sensibilidade de cada indivíduo.

A melhor forma de evitar essas complicações e consequências da poluição do ar é por meio de soluções relacionadas com as políticas do meio ambiente, que ajudem na redução da poluição do ar nos principais centros urbanos.

Grandes cidades, como Pequim, hoje sofrem com essa grande poluição do ar e a melhor forma de solucionar isso é por meio das práticas verdes.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras