Siga-nos

Meio Ambiente

Saiba quais os principais equipamentos de controle de poluição do ar

Publicado

em

Atualmente, a discussão sobre a poluição do ar, aquecimento global e outros temas relacionados estão em alta. Até porque, segundo cientistas se as coisas continuarem como estão, a tendência é que a saúde do meio ambiente e principalmente das pessoas, estejam em risco. 

Pensando nisso, hoje vamos falar especificamente sobre a importância da utilização dos equipamentos de controle da poluição atmosférica. Pois, de modo geral, cuidar do ar e da atmosfera, é fundamental para garantir a saúde humana pelos próximos anos.

Embora não seja muito comentado, os impactos causados no meio ambiente, grande parte vem da poluição atmosférica que, por consequência, afeta diretamente a saúde humana, podendo trazer consequências fatais.

Sendo assim, é de suma importância que este tema seja abordado com seriedade por todas as pessoas, sem envolver política ou opinião, mas sim, fazer com que todos, sem exceção, façam o possível para cuidar do meio ambiente.

Todavia, infelizmente esse tema não é muito abordado e existem muitas desinformações sobre, principalmente quando falamos sobre a possibilidade de poder controlar a poluição do ar.

Pensando nisso, abaixo vamos falar diretamente sobre o tema, abordando dois principais pontos de debate, são eles:

·         Medidas indiretas para controlar a poluição atmosférica; 

·         Equipamentos de controle de poluição do ar.

Medidas indiretas para controlar a poluição atmosférica 

Com a finalidade de reduzir a poluição atmosférica, existem duas opções tangíveis para nós seres humanos reduzirmos drasticamente a poluição do ar. Atualmente, podemos substituir as matérias-primas utilizadas e os reagentes. Todavia, também é possível fazer isso mudando os processos e operação.

Um exemplo disso é utilizar resina sintética, por exemplo, no lugar das borrachas na fabricação de alguns produtos, como as escovas de pinturas.

Porém, quando falamos do segundo modo de reduzir a poluição do ar, mudando os processos e operações, o ideal é utilizar operações contínuas automáticas. Além disso, também é possível utilizar sistemas fechados, fazendo com que haja condensação e a reutilização dos vapores das indústrias petrolíferas.

Hoje em dia, muito se é estudado para conseguir extrair o melhor da tecnologia atual. Com isso, principalmente as indústrias podem aumentar ainda mais a sua produção, todavia, reduzindo consideravelmente a poluição atmosférica.

Mas para isso acontecer, é fundamental que algumas medidas sejam adotadas quanto antes, são elas:

·         Redução no volume de poluentes;

·         Otimizar as chaminés utilizadas;

·         Escolher locais propícios seguindo os padrões já estabelecidos;

·         Sistemas e equipamentos feitos para o controle da poluição do ar.

Quando falamos sobre poluentes, por exemplo, uma boa medida para reduzir a poluição é concentrar os poluentes tudo em um só lugar, mas especificamente na fonte. Posteriormente, o mesmo é tratado e só é liberado para atmosfera.

Com a finalidade de realizar esse tipo de tarefa, atualmente existem os EPC, sigla para Equipamentos de Controle de Poluição do Ar. Em suma, os mesmos têm a função de controlar a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera, fazendo com que haja um controle e consequentemente a redução dos poluentes.

Neste momento contexto, também é tangível utilizar os Equipamentos de Controle de Material Particulado que podem ser divididos em várias categorias, são elas:

·         Coletores secos;

·         Coletores mecânicos centrífugos;

·         Receptadores dinâmicos secos;

·         Filtro de tecido;

·         Precipitador eletrostático seco;

·         coletores mecânicos inerciais e gravitacionais;

Além dos citados acima, existem muitos outros equipamentos que podem ser utilizados para tais objetivos, como:

·         Equipamentos de controle para gases e vapores

·         Coletores úmidos

Lavador de gases da Fillkplas

Você conhece o lavador de gases? Ele foi desenvolvido com a finalidade de controlar a poluição que vem de processos químicos, principalmente em operações que geram fumaças e vapores que podem se caracterizar por gases poluentes.

Com um processo simples, porém eficaz, o lavador de gases, como o nome já diz, consegue filtrar grande parte das impurezas fazendo com que no momento da emissão dos fluidos para atmosfera, os gases estejam limpos e consequentemente, não vão agredir o meio ambiente.

Como é possível notar neste conteúdo, o mundo possui tecnologia acessível para a redução dos gases poluentes, evitando a poluição atmosfera. Entretanto, é obrigação de cada cidadão cobrar não só o governo, mas também as indústrias que operem segundo as normas.

Para quem não sabe como implementar tais sistemas na empresa, o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras