Siga-nos

Meio Ambiente

Redução da poluição do ar industrial: Como fazer?

A poluição do ar industrial através de fontes de emissão móveis

Publicado

em

A questão da poluição do meio ambiente, nos dias atuais, é algo muito crítica, levando-se em consideração que aconteceu um enorme aumento na demanda da população mundial por produtos e por desenvolvimento.

O problema do desmatamento só aumenta, assim como a industrialização, e tudo isso tem um impacto negativo sobre a qualidade do ar, que vai piorando a cada ano que passa.

Hoje, aqui no Brasil, já existem diversos planos e resoluções que buscam melhorar a qualidade do ar através do controle das emissões de gases para a atmosfera.

Uma das formas de redução da poluição atmosférica é diminuindo a poluição do ar industrial ou das fábricas através do uso do transporte público para se fazer viagens.

Isso permite que haja uma maior eficiência por parte dos equipamentos, que consumirão menos energia e optaram, por exemplo, pelo uso do gás natural para isso.

O fato é que qualquer forma de poluir o ar que tenha como fonte alguma atividade da indústria é chamado de poluição do ar industrial.

A redução dessa poluição do ar é o primeiro passo para que uma empresa possa se tornar verde.

Afinal, não há dúvidas de que é a poluição do ar das indústrias, atualmente, a fonte principal da poluição da atmosfera do meio ambiente.

Essa poluição do ar industrial pode ser classificada em dois tipos: pelas fontes de emissão móveis e pelas fontes de emissão estacionárias.

A poluição do ar industrial através de fontes de emissão móveis

Quando o assunto são as fontes de emissão móveis de poluição industrial, podem ser citadas as matérias-primas que são utilizadas nas indústrias e ainda o transporte de alguns produtos.

Assim, o uso de gases nocivos, como é o caso dos óxidos de nitrogênio (conhecidos pela sigla NOx) e as partículas PM10 e PM2.5, é um exemplo dessa fonte de emissão móvel.

O controle dessa poluição pode ser realizado por meio da instalação de alguns circuitos fechados de câmeras especiais, o que ajuda na captura de imagens que são processadas, depois, por um computador.

Existem alguns softwares, hoje em dia, que servem para realizar a medição das emissões por meio das capturas de vídeo.

A poluição do ar industrial através de fontes de emissão estacionária

Algumas das fontes de emissão estacionária de poluição industrial são as chaminés, as pilhas, as caldeiras e os geradores a diesel, apenas para citar poucas delas.

Essas fontes são responsáveis por estarem emitindo dióxido de enxofre, monóxido de carbono e dióxido de carbono, e as já citadas anteriormente partículas PM10 e PM2.5

A redução da poluição do ar industrial

Mas como fazer a redução da poluição do ar industrial?

Bom, primeiramente, é preciso deixar claro que as atividades das indústrias são bastante diferentes, então não há como dizer que existe apenas uma solução para resolver todos os problemas.

É preciso buscar soluções para as indústrias de cada segmento específico, sendo essencial saber quais atividades elas exercem e o que precisa ser melhorado para evitar a poluição do ar.

Redução da poluição do ar industrial: Como fazer

Há algumas dicas gerais que podem ajudar na redução da poluição do ar industrial em empresas de diferentes segmentos, como:

·         Através da economia de energia

·         Desligando todas as luzes (ou a maioria, quando possível)

·         Desligando os ar-condicionados

·         Desligando os computadores

·         Deixar qualquer aparelho que não está sendo utilizado desligado

É possível também incentivar os colaboradores a fazerem uso do transporte público ou ainda contratar um ônibus para buscar e deixar os funcionários em um ponto comum.

A compra de veículos elétricos, que poluem muito pouco, também é uma ótima opção para sua empresa evitar a poluição ambiental do ar.

Uso dos lavadores de gases: Eles são muito eficientes para controlar os gases emitidos pelas indústrias

Uma solução na qual vale muito a pena investir é utilizar lavadores de gases para conseguir reduzir os gases que são emitidos pelas indústrias.

Um lavador de gases ou purificador de gás trata-se de uma instalação que realiza a limpeza quando o fluxo de gás entra diretamente em contato com um determinado líquido.

O contato do gás com o líquido faz com que alguns componentes desse gás venham a dissolver-se, permanecendo na água.

Dessa forma, se você quer reduzir a emissão de gases poluentes da sua indústria, o uso dessa tecnologia inovadora é indicado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras