Siga-nos

Meio Ambiente

Projeto de produtores do Oeste Baiano é finalista em competição nacional

Com ações que visam a recuperação de nascentes, o projeto conquistou os jurados da premiação, que ocorre no início do próximo ano

Publicado

em

Produtores do Oeste Baiano

O trabalho desenvolvido por um grupo de produtores do Oeste Baiano está entre os três finalistas do Prêmio da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

O projeto intitulado “Identificação, Preservação e Recuperação de
Nascentes” está sendo realizado através da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) em parceria com várias prefeituras da região Oeste, como Barreiras e Baianópolis.

Além disso, esses produtores do Oeste Baiano contam com o financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), o que tornou o projeto viável e com qualidade suficiente para colocá-lo entre três primeiros colocados na categoria Organizações Civis. Vale lembrar que esse projeto foi criado em 2018, sendo que, desde então, já foram realizadas ações em sessenta e três nascentes do oeste baiano, sendo que outros 220 pontos já foram identificados como passíveis de sofrerem alguma interferência.

Produtores do Oeste Baiano

De acordo com Alessandra Chaves, diretora do setor de meio ambiente e
irrigação da Aiba e coordenadora do projeto finalista, esse prêmio demonstra que os produtores do Oeste Baiano estão engajados para fazer investimentos e estabelecer parcerias em prol da recuperação das nascentes e regularização da vazão de água na região, que pode ser utilizada de diversas formas, inclusive nas atividades agropecuárias.

Vale ressaltar que o prêmio promovido pela ANA tem como objetivo destacar as ações de excelência que visam contribuir tanto para a segurança hídrica, quanto para a gestão e o uso sustentável da água. A revelação dos ganhadores do prêmio de 8 categorias diferentes acontecerá em março de 2021, durante a comemoração do Dia Mundial da Água.

Para conhecer melhor o projeto, acesse o link abaixo:

Programa: Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes.

Produtores do Oeste Baiano

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42