Meio Ambiente
Projeto de produtores do Oeste Baiano é finalista em competição nacional
Com ações que visam a recuperação de nascentes, o projeto conquistou os jurados da premiação, que ocorre no início do próximo ano


O trabalho desenvolvido por um grupo de produtores do Oeste Baiano está entre os três finalistas do Prêmio da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).
O projeto intitulado “Identificação, Preservação e Recuperação de
Nascentes” está sendo realizado através da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) em parceria com várias prefeituras da região Oeste, como Barreiras e Baianópolis.
Além disso, esses produtores do Oeste Baiano contam com o financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), o que tornou o projeto viável e com qualidade suficiente para colocá-lo entre três primeiros colocados na categoria Organizações Civis. Vale lembrar que esse projeto foi criado em 2018, sendo que, desde então, já foram realizadas ações em sessenta e três nascentes do oeste baiano, sendo que outros 220 pontos já foram identificados como passíveis de sofrerem alguma interferência.

De acordo com Alessandra Chaves, diretora do setor de meio ambiente e
irrigação da Aiba e coordenadora do projeto finalista, esse prêmio demonstra que os produtores do Oeste Baiano estão engajados para fazer investimentos e estabelecer parcerias em prol da recuperação das nascentes e regularização da vazão de água na região, que pode ser utilizada de diversas formas, inclusive nas atividades agropecuárias.
Vale ressaltar que o prêmio promovido pela ANA tem como objetivo destacar as ações de excelência que visam contribuir tanto para a segurança hídrica, quanto para a gestão e o uso sustentável da água. A revelação dos ganhadores do prêmio de 8 categorias diferentes acontecerá em março de 2021, durante a comemoração do Dia Mundial da Água.
Para conhecer melhor o projeto, acesse o link abaixo:
Programa: Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42