Siga-nos

Meio Ambiente

Para que serve o lavador de gás amônia?

Publicado

em

Muito utilizada durante o processo de refrigeração, no preparo do fertilizante ou nas indústrias petroquímicas o gás amônia é extremamente prejudicial quando emitido na atmosfera, trazendo um perigo ao ser inalado. Por conta disso recomenda-se a utilização de um lavador de gás amônia para ajudar o meio ambiente.

Além disso, ele é um gás que não tem cor, altamente tóxico e corrosivo quando exposto a umidade, fazendo com que a preocupação das indústrias quanto a emissão na atmosfera desse tipo de gás seja algo essencial nos dias atuais, sempre pensando ao máximo na preservação ambiental.

A cada dia que passa as leis que visam o controle das emissões de gás na atmosfera ficam mais rígidas e a sua indústria corre um enorme risco de punição caso não se enquadre às normas ambientais e tenha o equipamento certo, sendo de extrema importância a procura de ajuda profissional, através de uma empresa especializada, buscando sempre a redução do dano ao meio ambiente e o cumprimento da lei em vigência.

Falando em equipamento certo apresentamos o lavador de gás amônia, um equipamento que ajuda na remoção do gás contaminante através do uso de um líquido de lavagem, efetuando a limpeza do vapor ácido que é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Conheça melhor abaixo como ele funciona e quais as suas vantagens.

Funcionamento do lavador de gás amônia

O processo de descontaminação e limpeza do lavador de gás amônia funciona da seguinte maneira: todos os gases contaminados quando entram em contato com o líquido de lavagem é adicionado a esse líquido o reagente que efetiva a retirada do componente contaminante.

Isso feito é a vez do controle de PH entrar em ação! Ele realiza o controle da eficiência de todas as remoções e calcula a medida da densidade do líquido de lavagem. Todo o sistema do lavador de gás amônia possui fabricação com material anticorrosivo, protegendo assim o equipamento dos ataques do gás amônia e a sua corrosão.

A composição de sistema dos lavadores de gás para amônia é pensado da seguinte forma:

  • Equipamentos completos e chaminés (os sistemas de captação, normalmente são realizados pelos clientes).
  • Ventiladores/exaustores centrífugos;
  • Lavadores de gás;
  • Conjuntos de instrumento complementar;
  • Chaminés.

Vale lembrar que os sistemas de chaminés devem estar projetados em conformidade com as normas ABNT-NBR 6123 e ABNT-NBR 10701.

Um pouco mais sobre a poluição do ar

Podemos definir como poluição do ar aquilo que é introduzido na atmosfera, seja ela matéria ou energia, e isso altere a propriedade desse ar, afetando a saúde dos animais e vegetações do ambiente, os quais dependam ou mantém contato com essa atmosfera, ou até mesmo provoque alguma modificação físico-química nos espécimes minerais que tenham contato com esse ar.

Quaisquer equipamentos, processos, máquinas ou sistemas que liberem algum tipo de material ou energia para a atmosfera pode ser considerado uma fonte poluidora. Toda indústria por si só é reconhecida como uma grande fonte fixa de poluição, sendo responsável por emitir gás e líquido tóxico, bem como partícula sólida nociva à saúde e ao meio ambiente.

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) define o termo emissão como sendo o lançamento na atmosfera de quaisquer formas, sejam elas sólidas, líquidas ou gasosas. Toda instalação, processo químico, máquina e equipamento libera matéria e energia ao meio ambiente através da emissão pontual ou fugitiva.

A emissão pontual acontece quando uma fonte que provém de algum dispositivo para direção ou controle (chaminés ou dutos) de emissão lança este poluente na atmosfera. Por outro lado, a emissão fugitiva ocorre de maneira contrária, quando não se provém de dispositivo de direção ou controle mas sim da ineficácia dos equipamentos ou de má vedações nas tubulações ou em esteiras de transporte, resultando assim em vazamento e espalhamento do material aleatoriamente no meio ambiente.

Por conta disso é que grandes empresas estão cada vez mais se conscientizando sobre a necessidade da adoção de práticas de gestão e controle ambiental, caminhando assim para a ampliação dos investimentos à proteção do meio ambiente. 

Portanto, tanto para a adequação às leis ambientais, evitando-se multas e punições, quanto para a proteção do nosso planeta, é mais do que imprescindível que você pense em equipamentos de proteção e limpeza dos gases industriais, como o lavador de gás amônia apresentado nesse artigo!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras