Siga-nos

Meio Ambiente

Os benefícios de um lavador de fumaça contra a poluição do ar

Publicado

em

O controle realizado sobre a poluição do ar, que é emitido pelas indústrias, pode ser feito de diversas formas e uma das que tem maior importância, sem nenhuma dúvida, é a dos lavadores de fumaça.

Um lavador de gases é composto por partes, com o moto-bomba centrífuga, os bicos pulverizadores e a chaminé de descarga, por onde os gases são eliminados.

O controle da poluição do ar, de forma eficaz, ajuda a preservar o meio ambiente, por isso mesmo as indústrias devem sempre estar considerando o uso de um lavador de fumaça.

O objetivo é a redução da quantidade de poluição, que então é transmitida pelo ar, com as mais diferentes ações feitas de monitoramento, incluindo métodos distintos de controle da poluição atmosférica.

Existem muitos tipos de sistemas e de dispositivos que ajudam a melhorar o controle da poluição do ambiente, por isso mesmo é importante compreender quais são as diferenças entre os métodos.

O carvão ativado, por exemplo, é uma excelente opção para reter a poluição atmosférica, sendo feito o uso de um filtro que contém a substância, para então gerar a redução da quantidade de poluentes presentes no ar.

Os filtros, quando utilizados, ajudam na absorção dos poluentes, de modo a promover a limpeza da atmosfera.

O carvão ativado é capaz de conseguir coletar particular de líquidos, de gases ou mesmo impurezas, que então ficam retidas nos poros.

O material é, portanto, um ótimo purificador tanto de líquidos quanto de gases.

O uso da Biofiltração em um sistema para tratar água

A biofiltração é uma outra excelente forma de se conseguir controlar a poluição do ar, fazendo uso de micro-organismos, como é o caso das bactérias e dos fungos, com o objetivo de fazer a dissolução dos poluentes.

Já há muitas indústrias que fazem uso desse sistema, como é o caso das farmacêuticas e da de alimentos.

Mesmo que esse seja um sistema de alta qualidade para controlar a poluição do ar, é fato que torna-se necessário ter um espaço grande para que ocorra a operação de um sistema desse tipo.

Como muitas indústrias não possuem esse espaço disponível, então essa não é uma opção viável para elas, o que faz com que as empresas ignorem o processo.

Filtro lavador de fumaça: Quais são os benefícios?

Se há um método eficaz para evitar a poluição do ar é o filtro lavador de fumaça, que é um equipamento que tem como objetivo principal a eliminação dos gases que são perigosos, como é o caso dos vapores e de outros poluentes.

Eles são usados, em geral, em ambientes industriais, ou mesmo científicos, de modo que os subprodutos provenientes dos processos possam ser removidos, pois eles são prejudiciais tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

Os filtros lavadores de fumaça

Os filtros lavadores de fumaça também são ótimas formas de se conseguir gerenciar a liberação das substâncias nocivas presentes no ar, aderindo às regras que são impostas, hoje, pelo Governo.

O gás que é liberado por meio de um purificador de fumo é capaz de vir a ser testado, tendo como objetivo principal o estabelecimento de um grau de pureza que poderá ser ou não alcançado.

Há dois tipos existentes de filtros lavadores (ou ainda de purificadores de fumaça), que são muito utilizados: os lavadores secos e os lavadores úmidos.

Esses últimos fazem uso de uma solução de lavagem química, tendo como objetivo a coleta de partículas perigosas, que estão no estado gasoso.

Os gases que são tóxicos podem vir a ser pulverizados ou então expelidos por meio do líquido.

Quando essas partículas passam a entrar em contato direto com o líquido, então elas acabam saindo dor, permanecendo em um estado líquido, deixando o ar purificado.

O gás que está com uma purificação baixa é liberado por meio de uma chaminé, sem que haja uma grande quantidade de contaminantes que possam causar danos às pessoas e para o meio ambiente.

Um filtro lavador que é de fumaça seco faz uso de muito pouco ou então de nenhum líquido para que seja feito o processo de lavagem.

O objetivo é a remoção dos gases ácidos que estão presentes no ar, com um gás reativado do tipo adsorvente sendo adicionado junto com o gás ácido, o que provoca uma reação e neutraliza então os ácidos que são perigosos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *