Siga-nos

Meio Ambiente

Lavadores de Gases são extremamente importantes para a linha de produção das indústrias: veja o motivo

Publicado

em

Todos os setores industriais produzem, de alguma forma, poluição. Seja pela emissão de gases tóxicos, por odores muito fortes e poeiras com partículas contaminadas que se espalham pela atmosfera. 

É preciso levar em consideração todo impacto que essa poluição pode causar para as pessoas e animais, afinal, dentro de todas as opções tóxicas que podem ser espalhadas pelo ar estão partículas muito pequenas, quase invisíveis, mas que, em contato com os pulmões, causa danos que podem se tornar irreversíveis.

O carbono reduz o fluxo de oxigênio em nossas veias, o que vai prejudicar o nosso corpo de uma forma geral. O ozônio causa irritações nas vistas e destrói a capacidade do pulmão de trabalhar. Já o enxofre e o nitrogênio prejudicam as vias aéreas superiores, causando problemas graves para a nossa respiração. 

E a verdade é que, sem ar limpo para respirar, todos os seres vivos nesse planeta estarão condenados à extinção.

Justamente por isso existe a necessidade de possuir alguns equipamentos que colaborem com o processo de limpeza dessas toxinas. Um dos mais benéficos e práticos, são os lavadores de gases/fumaça, que também podem ser encontrados no mercado como scrubbers ou depuradores.

E se você estiver agora mesmo se perguntando, mas eu tenho mesmo que colocar isso na minha indústria? É tão importante assim? 

Pois saiba que existe uma resolução, a CONAMA número 382/2006, e ela deixa claro que a transmissão ou envio de material em qualquer forma, seja sólida, gasosa ou líquida que possa provocar a poluição da atmosfera deve ser tratada para que não cause prejuízos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.

Portanto, existe uma lei que determina a utilização desses equipamentos e o não cumprimento coloca a sua indústria em risco para continuar o funcionamento. 

Sem contar que, nos dias de hoje, as pessoas se mantêm informadas sobre quais marcas e negócios estão em dia com o cuidado ao meio ambiente e, muitas vezes, organizaram boicotes a aquelas que mostram não se importar com essas questões. Ser cancelado na internet parece coisa boba, mas causa um prejuízo dos grandes, hein?

Falando ainda sobre a CONAMA, eles determinam que emissões dessas partículas em diâmetros que fiquem entre 0,5 mm a 5,00 mm são extremamente ruins para a nossa respiração e exige que haja tratamento dentro das regras especificadas. Se atente a esses detalhes para não se tornar uma inimiga da respiração.

Em nosso país a qualidade do ar e quais padrões deveriam seguir foram determinados pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) com a aprovação da CONAMA.

Se você não faz ideia de quem é a CONAMA, nós te explicamos. Essa é a sigla que define o Conselho Nacional do Meio Ambiente. E eles são importantes para manter a saúde da nossa flora e fauna. Também são os responsáveis pela lei número 12.187, de 2009, que determina a política do país para as mudanças de clima. A ideia é tentar manter os efeitos estufa com avanços menores.

Aí você pode pensar também, deve dar um trabalhão para instalar isso. Que nada! Na verdade é bem simples. Normalmente eles acompanham um manual técnico que explica, de forma prática, todos os processos necessários para o seu funcionamento. É só escolher o lugarzinho ideal para colocar o seu. 

Existem algumas áreas de indústria que não podem nem pensar em existir sem um bom lavador de gases industrial em seus ambientes. Entre elas estão as que produzem metais, os laboratórios, as de papel, as siderúrgicas, as de mineração, as têxtil, aquelas que fabricam painéis solares ou fibras óticas, que fazem tratamento de água ou esgoto, que galvanizam, que cuidam de materiais eletrônicos, as alimentícias e, é claro, não podemos esquecer as de química e petroquímica. 

É possível citar também as que produzem bateria e as farmacêuticas, já que estão diretamente envolvidas com produtos que podem ser altamente tóxicos. 

Então, já sabendo desses detalhes, não vai pisar na bola e arrumar um problema para a sua cabeça. Todos os tipos de gases produzidos em escala industrial precisam – e devem – passar por tratamento com os Lavadores de Gases. Somente depois disso é que podem ser emitidos de volta ao meio ambiente sem causar perdas a ninguém.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras