Siga-nos

Meio Ambiente

Lavador de gases para laboratório – para que servem?

Publicado

em

O lavador de gases para laboratório colabora com a efetivação da alteração de massas, o que assegura a destruição de partículas contaminadas através de máquinas que utilizam bombas hidráulicas onde todos os tóxicos se tornam estáveis automaticamente e permitem a análise de níveis de ph e oxidação.

Esse material é utilizado para controlar a poluição atmosférica, tendo como objetivo principal a retirada de materiais particulados dos gases emitidos através do choque dessas partículas em forma de gotas diretamente com o sistema de lavagem e de água. 

Colocando em prática seu principal motivo de existência, o lavador de gases controla toda a exposição que ocorre ao meio ambiente, aos colaboradores que trabalham na produção e até mesmo das pessoas que moram em áreas próximas à fábrica. Seu ato mais importante é o de limpar, neutralizar e reduzir a poluição de todo gás que será eliminado na atmosfera. 

Isso significa que seja obrigatório o uso de um lavador de gases? Não, infelizmente não há lei para isso. No entanto, alertamos que o descarte dos gases contaminados vai depender muito do que os órgãos ambientais determinam para a sua região. Eles também definem quais são os limites máximos de liberação de partículas no ar. Serão esses detalhes que irão definir se é mais prático ter um lavador de gases para colaborar com os seus processos de produção. 

Aqui no Brasil ainda não temos uma norma oficial que regularize a utilização deles, mas na Europa já existe uma definição para isso e eles recomendam que, principalmente quando há uma grande manipulação de ácidos, que as empresas tenham sistemas que garantam neutralização e limpeza de todos os gases.

Mas, sinceramente, nem deveríamos depender de uma norma regulatória para ter consciência e pensar que, assim, evitamos produzir ainda mais poluição e causar prejuízos de saúde a diversas pessoas, tanto aquelas que trabalham conosco quanto para as demais em volta.

Além de reduzir gases ácidos, os lavadores também controlam cheiros desagradáveis e deixam os tanques despoluídos. E tudo isso acontece por causa de uma forte pressão em sua bomba de água. Todas as partículas poluidoras acabam presas no líquido e este, por sua vez, está repleto de reagentes que provocam sua destruição!ap. E como eles precisam trabalhar por muito tempo com produtos tão pesados, são produzidos em material de alta resistência, principalmente quando falamos em corrosão. 

Entre os produtos indesejáveis que são eliminados na utilização, estão a fuligem, os gases de gordura, pó de carvão, talcos e muitos outros. 

Esse equipamento é formado por um lavador de ar com fluxo vertical cruzado, sendo normalmente composto em 5 partes: o plenum, o retificador, o plenum principal, o compensador e o plenum de saída. Eles estão distribuídos sobre o tanque para que possam fazer sua função de forma harmônica. 

O processo costuma começar assim que o ar cheio de contaminação de gases tóxicos entra no lavador de gases para o laboratório. O plenum de entrada, que fica fixo na entrada de descarga do ventilador, os leva para os tubos. É ali que todos esses vapores serão limpos e concluídos. 

Finalizando o ato, todo esse ar acaba encaminhado ao condensador de névoa, que realiza a divisão da solução que neutraliza, garantindo que aquilo que será liberado no meio ambiente seja respirável, livre de poluentes. 

Existem algumas empresas que são especialistas na fabricação desses aparelhos, e algumas outras máquinas para indústrias, que possam trazer soluções para problemas que garantam a saúde dos colaboradores que trabalham nos processos e sobrevivência para todo o meio ambiente que nos cerca. 

É interessante sempre estar atento à equipe que vai escolher para atender às demandas de sua empresa e ter certeza que estão atualizados com as melhores técnicas e com material de ponta para te apresentar excelentes produtos que vão te auxiliar. 

O que compõe um lavador de gases para laboratório?

Esse tipo de lavador de gases é produzido em polipropileno e pvc. Possuem excelente resistência, suportando inclusive níveis muito altos de temperatura. Foi construído para atender as necessidades básicas de um laboratório químico em funcionamento e deve colaborar muito com a produção de sua indústria.

Veja quais são eles:  

  • Bomba de centrifugar
  • Tubos
  • Registro
  • Bicos de pulverização
  • Dreno
  • Ladrão
  • Boia
  • Filtros de retenção
  • Bocais
  • Ventilador
  • Motor
  • Selagem
  • Ferro

Lembre-se que a aniquilação dos produtos tóxicos é urgente e importante para a manutenção da vida na terra, que já está poluída demais e causando vários problemas de saúde. Não deixe de analisar a sua participação em toda essa produção e adquira um lavador de gases para laboratório, com certeza o futuro irá agradecer.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras