Siga-nos

Meio Ambiente

Lavador de gases: Entenda qual é a funcionalidade deles

Publicado

em

Se há uma ferramenta que é extremamente importante em qualquer ambiente, principalmente no industrial, é o lavador de gases.

É através dele que se pode então estar limpando o ar, retirando todas as partículas existentes nos gases e nos vapores em um ambiente, evitando assim a contaminação por meio deles.

Todos esses gases que são liberados

para a atmosfera, com ênfase naqueles que diversas indústrias emitem, podem poluir e trazer muitos problemas respiratórios para as pessoas se não forem limpos.

Com a limpeza do ar, essas partículas então são removidas do ambiente, sem que haja a contaminação das pessoas que estão presentes nele.

E como é que funciona esse processo para lavar os gases? É algo bem simples, na verdade.

O que ocorre é que há a colisão das partículas dentro de um sistema de lavagem com algum tipo de fluido, sendo o mais com a água.

A partir disso, as partículas então ficam retidas dentro do equipamento, ao passo que o ar liberado é limpo.

Funcionamento dos lavadores de gases

Esses equipamentos funcionam como sendo sprays de água com uma imensa pressão, de modo que seja possível neutralizar os gases que são produzidos de forma residual.

É o caso, por exemplo, daqueles gases que são liberados pelas grandes indústrias para o ambiente, o que é extremamente prejudicial para as pessoas e também para o meio ambiente.

O que acontece com esse tipo de ferramenta é o chamado princípio da centrífuga. Mas o que é isso?

É simples, essa é uma técnica bastante simples e muito eficaz para garantir que o ar possa ser limpo, com a retirada das partículas residuais existentes dentro dele.

A partir do momento em que o ar entra em contato com um fluido, então todas as partículas ficam retidas nele, ao passo que o ar sai limpo.

As empresas que desejam atuar fazendo um descarte correto dos gases produzidos, cada vez mais, utilizam esse tipo de equipamento.

Afinal, é preciso pensar no bem do ambiente e de todas as pessoas, incluindo os próprios colaboradores da empresa, que costumam ser os mais afetados pela intoxicação pelos gases sujos.

Funções do lavador de gases: Quais são elas?

Após entender o que é um lavador de gás e a sua importância, é hora de saber mais sobre as funções desse equipamento tão essencial para qualquer empresa.

Os lavadores de gases têm a função principal de realizar a purificação dos gases, como é o caso da fumaça e do vapor, que são poluentes emitidos através do processo de queima de matérias, além de outros.

A lavagem dos gases é algo imprescindível e que não pode deixar de ser feita por nenhuma empresa, se o objetivo é não poluir o ambiente.

Afinal, o ar sujo pode vir a trazer diversos prejuízos, como é o caso, por exemplo, de aumentar o efeito estufa, um risco para todas as pessoas e para o planeta.

O descarte de gases sujos e poluentes, de maneira irregular, pode gerar enormes multas para as empresas, além de proibição para elas das atividades realizadas.

Assim, as fiscalizações nas empresas exigem que elas tenham um lavador de gases para garantir que todo o processo será limpo.

O processo para lavar o gás é realizado através de um sistema no qual os gases são sugados para dentro do aparelho, por meio de uma entrada que possui sucção.

Nesse lavador, em sua parte interna, esses gases então entram em contato direto com um jato pulverizador, que tem formato de cone, e que é gerado por bicos “spray”, que tem vazão e velocidade pré-determinadas.

A partir desse momento, é feita então a lavagem dos gases, de modo que todas as impurezas presentes nele sejam retiradas.

Depois de feito esse processo, o lavador de gases então libera o ar para o meio ambiente já totalmente purificado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras