Siga-nos

Meio Ambiente

Indústria metalúrgica: Entenda mais sobre os lavadores de gases para ela

Publicado

em

Existem muitos tratamentos distintos na indústria, tendo como objetivo principal trazer melhorias das propriedades para proteção de superfícies metálicas.

Além disso, eles também têm como finalidade o fornecimento de novas características que são funcionais para o favorecimento de tratamentos posteriores ou ainda para o fornecimento de um acabamento com fins decorativos.

As peças que precisam ser tratadas são sempre passadas por banhos em cubas de natureza distinta.

Alguns dos tratamentos citados estão entre os principais geradores de vapores, que acabam sendo extremamente prejudiciais para a saúde e também para o meio ambiente.

A necessidade que surge então é da utilização de equipamentos, que ajudem a controlar as emissões atmosféricas que a indústria gera.

Os sistemas utilizados com essa finalidade, além da proteção para a saúde dos trabalhadores, ainda é possível limpar os gases, antes que os mesmos venham a ser liberados diretamente na atmosfera, com o cumprimento da legislação ambiental sendo realizada.

Por isso mesmo é que as indústrias precisam conhecer os lavadores de gases industriais e saber que existem as mais distintas finalidades para eles.

Esses lavadores de gases são extremamente compactos, sendo voltados para as metalúrgicas, para as indústrias, para as cozinhas, para os laboratórios e para diversas outras aplicações que podem ser feitas.

De acordo com qual seja o tipo de tratamento que venha a ser aplicado nos metais, seja o chapeamento ou a decapagem, por exemplo, podem ser encontrados os mais distintos tipos de líquidos a serem usados.

Entre eles estão o ácido clorídrico, o ácido crômico, a soda cáustica e o ácido sulfúrico, por exemplo, além de outros vários resíduos.

Como esses líquidos utilizados são altamente corrosivos, então isso quer dizer que torna-se necessário que os materiais a serem usados nos equipamentos precisam ser bem selecionados para que seja possível manusear eles.

A captura desses gases que precisam ser tratados dentro do segmento da metalurgia pode ser feita utilizando um ventilador ou centrífuga de aspiração simples, ou ainda um purificador molhado, ou então uma torre de lavagem.

As aspirações laterais que existem nos tanques de tratamento de gases, podendo estar em um dos lados ou nos dois, trata-se de uma sucção de um dos lados e um sopro de ar existente no outro.

Isso ajuda, então, na criação de uma varredura do ar no topo desse tanque, e a escolha de qual tipo de aspiração irá ser utilizada vai depender bastante de qual é o tamanho dos tanques.

Quanto às aspirações de guindaste de ponte, isso significa que elas são responsáveis por levantar e por abaixar as partes que são necessárias, fechando esses guindastes e mantendo isso na parte de uma depressão leve.

O fornecimento de um coletor de sucção que faz parte da ponte rolante, ele entra diretamente no coletor de sucção desses tanques através do uso de um pico “labial”, permitindo assim o deslocamento que é acompanhado pelo movimento de uma ponte rolante.

O fluxo de gás é gerado através de um ventilador, que é feito por materiais que são resistentes diretamente à corrosão.

Eles são concebidos com o intuito de se ultrapassar uma carga ordenada, que é produzida nos depósitos, e também no purificador úmido seguinte, onde se efetua a depuração dos gases corrosivos.

As torres de lavagem de um lavador de gases podem ser tanto verticais quanto horizontais, e é nelas onde ocorrem a transferência de poluentes, que vem da fase gasosa para uma fase de lavagem que é líquida, ou então uma reação química entre um gás e um elemento químico.

O sistema de um lavador de gases da indústria metalúrgica é, ainda, complementado com a presença de uma bomba, que serve para fazer a recirculação do líquido de lavagem, que então direciona-o para os pulverizadores, que ficam no topo das torres.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras