Siga-nos

Destaques

Entenda o que é o desperdício zero e como aplicar o conceito

O objetivo do desperdício zero é mudar para uma economia circular onde o lixo desaparece

Publicado

em

Imagem reprodução Ruby Fortune | Fonte: Pexels

O que é o desperdício zero?

Numa resposta simples: o objetivo é não enviar nada para um aterro sanitário. Reduzimos o que precisamos, reutilizamos ao máximo o que podemos, enviamos pouco para ser reciclado e compostamos o que não podemos.

Uma resposta menos simples: é sobre como redefinir o sistema em que vivemos. Atualmente, vivemos em uma economia linear, onde tiramos recursos da terra e, usamos, e os despejamos em um buraco gigante no solo. O objetivo do desperdício zero é mudar para uma economia circular onde o lixo desaparece. A economia circular imita a natureza, na medida em que não há desperdício na natureza.

Em vez de descartar recursos, criamos um sistema em que todos os recursos podem ser totalmente retomados no sistema e reutilizados.

Qual é o problema com os aterros sanitários?

Por exemplo, um americano mediano envia 2 kgs de lixo para o aterro todos os dias. Vivemos em uma sociedade descartável onde não valorizamos os nossos pertences e estamos consumindo os recursos de forma vertiginosa.

Todos os anos, temos um dia para marcar quando consumimos todos os recursos que a Terra pode produzir de forma sustentável para o próximo ano. Esse dia em 2017 foi em 2 de agosto. Estamos essencialmente consumindo 1.5 terras com o nosso modo de vida.

Além do nosso problema de consumo excessivo, os aterros sanitários são tóxicos. Eles são responsáveis por emissões de metano e não são aerados para a decomposição adequada de materiais naturais. As toxinas penetram no solo e podem escorrer para o oceano e águas subterrâneas quando chove.

Uma parte do lixo nem chega a um aterro. Em vez disso, ele chega aos oceanos. O plástico é especialmente perigoso para o oceano, a vida marinha e a nossa saúde. Não se biodegrada, se fotodegrada, o que significa que só fica menor e menor.

A solução não é reciclar?

Infelizmente não. Você sabia que apenas 9% de plástico é reciclado?

Há simplesmente muito para processar e estamos apenas consumindo em demasia. Reciclagem não é uma solução perfeita. Enquanto isso funciona na solução, temos que diminuir nossa dependência

Não estou lhe dizendo para evitar de reciclar. Estou lhe dizendo para que você recicle melhor e depender menos disso. Em vez disso, concentre seus esforços em reduzir e reutilizar.

O que é reduzir e reutilizar?

Na verdade, não precisa de tudo que acha que você precisa. Muitos produtos são vendidos para um uso específico. Você não precisa de um limpador para o chão, outro para as janelas e um para o banheiro. Você não precisa de oito blusas azuis. Ao reduzir o que precisamos e adquirimos, estamos reduzindo o que acabamos descartando.

Antes de fazer qualquer compra, espere. Pense algum tempo, pense se você realmente precisa ou não.

Quando você precisar comprar algo, verifique primeiro o mercado de segunda mão. Reutilize algo que já exista e, em vez de usar descartáveis, concentre-se em reutilizáveis que também podem reduzir o que você precisa. Por vezes, em particular em itens descartáveis, poderá usar alternativas amigas do ambiente, como cabeças de escovas de dentes orgânicas, que poderá usar na sua escova, reduzindo o desperdício de plástico, e reutilizando o cabo.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Fernanda

    29 de julho de 2019 às 12:00

    Gostei , é de suma importância rever os nossos atos mediante a natureza ,o meio ambiente clama socorro e nos e a geração futura vai sofrer muito com essa falta de cuidado e respeito pela natureza…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras