Siga-nos

LEM

Emanuelly é o primeiro bebê a nascer no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra

Emanuelly nasceu no Centro de Parto Normal que fica em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia…

Publicado

em

Centro de Parto Normal

Emanuelly nasceu na madrugada desta quinta-feira, dia 04 de agosto de 2022, com 51 centímetros e pesando 3.5 kg, totalmente saudável e tranquila, que nem mesmo a nossa equipe de reportagem foi capaz de acordá-la. O parto aconteceu na suíte Flamboyant. A pequena é o primeiro bebê a nascer no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia. A unidade foi inaugurada no último dia 19 de julho.

A mamãe Edilane Brito, de 33 anos, falou da experiência. “Superou as minhas expectativas. Estrutura excelente, profissionais excelentes, pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e deixam a gente à vontade”, pontuou.

Lane contou que quando engravidou de Emanuelly não pensou no parto normal, humanizado, porque essa possibilidade ainda não existia pelo SUS do município. “Eu dei sorte, porque logo que inaugurou a Casa, a minha filha foi a primeira”, comemorou.

Um dos objetivos do Centro é garantir o protagonismo da mulher na hora do parto, e foi essa a experiência vivenciada por Lane. “A maioria das mães não têm muita escolha na hora do nascimento e a Casa de Parto está de parabéns, porque aqui quem decide é a gente. Por isso, eu recomendo a qualquer mãezinha que venha sem medo”, finalizou.

Estrutura e equipe

O Centro de Parto Normal dispõe de cinco ambientes para os nascimentos, construídos visando o bem-estar da mãe, do recém-nascido e dos acompanhantes. No local são utilizados métodos não farmacológicos para alívio da dor, como cromoterapia, musicoterapia, aromaterapia e massagem.

Fortalecimento do pré-natal

A triagem para realização do parto humanizado, ocorrerá pela atenção básica, através dos postos de saúde. Para usufruir do direito, a paciente deverá ser de baixo risco, ter feito pré-natal com pelo menos seis consultas e os exames laboratoriais de 1º e 3º trimestre. Ter realizado ultrassonografia até a 14º semana de gestação, além da realização das consultas de vinculação, na Casa de Parto. Pacientes que realizarem pré-natal em atendimento particular poderão ser incluídas, desde que realizem pelo menos uma consulta no SUS e respeitem os outros critérios elencados.

Equipe multidisciplinar

A equipe do Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra é multidisciplinar, composta por 11 enfermeiros obstetras e 10 técnicos de enfermagem, além do coordenador, que também é especialista. A unidade também conta com os serviços de psicologia e fisioterapia. O Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá é o hospital de referência, caso haja alguma emergência durante os atendimentos.

Contatos
– (77) 3628-0322
[email protected]
Endereço: Praça Arnaldo Horácio Ferreira, Quadra E, Lote 4-A – Bairro Mimoso (Próximo à UPA).

Fala Barreiras