Siga-nos

Arraiá do Parque

BARREIRAS:
O melhor São João do Oeste da Bahia está de volta

Com uma programação bastante recheada, O São João de Barreiras promete ser o melhor dos últimos anos. Confira as atrações!

Publicado

em

Arraiá do Parque

Na cultura popular brasileira, as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e mitológicos curiosos, que passam despercebidos. No Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas. Tal prática foi com o tempo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano (espécie de dança de arrasta-pé), que daria no forró nordestino, e a quadrilha caipira, que herdou elementos de bailes populares da Europa – palavras como “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, por exemplo, são adaptações de termos de bailes populares da França.

A festa de São João é celebrada em muitos países ao redor do mundo desde a Europa a América do Sul. Espanha, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela ou Brasil, a festa recebe o nome de Festa Junina e esta data se destaca no calendário anual desses países. No Nordeste brasileiro, as festas são grandiosas, como em Campina Grande (Paraíba), que é considerado o Maior São João do Mundo com a maior quadrilha junina de todo o mundo. Outros destinos muito procurados são: Caruaru (Pernambuco), São Luiz (Maranhão), Mossoró (Rio Grande do Norte) e Salvador (Bahia). Algumas cidades comemoram o Santo Antonio e o São Pedro. É festa o mês inteiro.

As festas de São João movimentam mais de R$ 1 bilhão apenas na região Nordeste, não à toa onde estão localizados os maiores eventos e festivais juninos, atraindo turistas do Brasil inteiro e do exterior.  

Em Barreiras, Oeste da Bahia, cidade que tem como padroeiro São João Batista, a festa já é considerada a melhor de toda a região. Desde sua primeira edição, o São João do Parque se consolidou como a maior festa do gênero na região e levou milhares de pessoas ao Parque de Exposições Geraldo Rocha. Em todas as suas edições, sempre com muito forró, brincadeiras, comidas típicas e descontração, a festa tem início sempre na quinta-feira, 22, até domingo, 25, sempre no mês de junho.

Após dois anos sem grandes eventos na cidade em função da pandemia de Covid-19, a festa junina está de volta em Barreiras e promete ser a melhor de todos os tempos. Com muito forró e várias atrações culturais, o São João de Barreiras é um dos eventos mais aguardados na Bahia. Calcinha Preta, Cavalo de Pau, Alcymar Monteiro, Melaço de Cana e Gustavo Braga são algumas das atrações que já subiram ao palco do São João de Barreiras.

A prefeitura de Barreiras divulgou durante a realização das comemorações do aniversário da cidade, as atrações do São João do município para 2022. O Arraiá do Parque terá várias atrações, entre as bandas e os artistas que se apresentarão estão: Maiara e Maraisa, Gustavo Mioto, Canários do Reino, João Neto e Frederico, Léo Magalhães, Waldonys, Israel e Rodolfo, Hugo e Guilherme, Donas do Bar, Flavio José Júnior, Bel Lima, Calango Aceso, Michele Andrade, Túlio Milionário, Luiz Bento e Aduílio Mendes. Durante a festa, também haverá a apresentação de várias atrações locais e para fechar com chave de ouro, a banda Barões da Pisadinha fará o encerramento do São João mais esperado da Bahia.

Fala Barreiras