Siga-nos

Esporte

Vem aí a Primeira Copa Futsal Feminina as Donas da Bola

O evento será no dia 15 de Novembro de 2022 no Ginásio Baltazarino Araújo de Andrade de Barreiras, às 8h…

Publicado

em

Copa Futsal Feminina

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Veja Rio/Reprodução Arquivo Pessoal

A prática de Futsal para mulheres foi oficializada pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) em janeiro de 1983. A partir desta data os campeonatos começaram a surgir em vários estados. A necessidade de expandir a prática do futsal feminino no Brasil, e no mundo teve como principal motivo aumentar o número de praticantes também no feminino para incluir essa modalidade nas olimpíadas.

A visibilidade da mulher no esporte foi sendo modificada ao longo do tempo e, com isso, aos poucos, meninas/mulheres foram realizando diferentes práticas corporais, dentre elas o futsal.

Atualmente, o Futsal é a recreação e lazer desportivo da preferência de mais de 12 (doze) milhões de brasileiros, tendo assim, grande relevância não só na manifestação esporte-performance, como também nas outras manifestações (esporte-educação e esporte-participação) definidas na recomendação      nº 01/86 do CND.

A entidade nacional dirigente do Futsal, conta com vinte e sete (27) Federações Estaduais filiadas, congrega cerca de 2.500 clubes e associações, o que perfaz um total de aproximadamente 250.000 atletas inscritos e registrados na CBFS até janeiro de 2001. A entidade promove anualmente competições nacionais e internacionais de clubes e seleções, nas categorias infantil, juvenil, adultos e feminino.

Em Barreiras, Oeste da Bahia, a primeira copa de futsal feminina que acontecerá no próximo dia 15 de novembro, promete valorizar ainda mais a prática do futsal entre as mulheres. A 1ª COPA FUTSAL FEMININA AS DONAS DA BOLA tem por finalidade promover o Intercâmbio Esportivo, Educativo, Formativo, Cultural e Social entre atletas do município e região, estimulando a prática esportiva.

De acordo com Naiana Franco, organizadora do campeonato, será a o primeiro evento de futsal feminino nesse nível com a possibilidade de participação de até 12 equipes. O evento acontecerá em 15 de Novembro de 2022 no Ginásio Baltazarino Araújo de Andrade em Barreiras e “pretende trazer entretenimento para a população bem como o convívio entre as equipes de futebol feminino tendo em vista o crescimento da categoria no decorrer do ano de 2022 no município”, afirma Naiana.

A inscrição para participar do campeonato custa $ 250,00 e a equipe vencedora será premiada com 1.000,00. Para o 2° lugar a premiação será o valor de 500,00. O evento será divulgado nos canais digitais Instagram, Facebook, cartazes, rádio, alcançando uma grande visibilidade.

Fala Barreiras