Siga-nos

Sakai

Sakai Esporte Clube realiza avaliação feminina em Barreiras para compor o time de base e profissional

A busca de novos talentos na região Oeste da Bahia aponta para o crescimento do futebol feminino em Barreiras…

Publicado

em

Sakai Esporte Clube

O futebol feminino é uma modalidade esportiva que vem ganhando muito destaque no Brasil e no mundo nos últimos anos. Ao longo dos tempos, as mulheres driblam a falta de oportunidades e o preconceito para mostrarem seu talento e conseguirem se profissionalizar no esporte que tanto amam.

O futebol para mulheres no Brasil sofre, atualmente, com problemas como falta de investimentos e patrocínio. Contudo, o cenário já foi pior: essa prática esportiva já chegou a ser proibida por lei no país, em períodos de forte repressão social.

As brasileiras começaram a praticar o esporte no fim do século XIX. Nessa época, o futebol havia conquistado as elites masculinas, contribuindo para que as mulheres jogadoras fossem vistas com maus olhos. É que elas eram, em sua maioria, pertencentes às classes sociais baixas, sendo classificadas como grosseiras e sem classe.

Em todo o Brasil, o trabalho de divulgação no futebol feminino ainda não é tão forte quanto no masculino, mas está tendo avanços importantes. Apesar da importância em aumentar interesse de meninas no futebol, a qualidade do esporte no país está relacionada aos investimentos e à profissionalização. Os incentivos financeiros estimulam o desempenho das jogadoras, servindo também para melhorar a estrutura dos clubes e suas instalações.

Uma das principais carências do futebol feminino é o trabalho de iniciação. A busca por novos talentos deve servir para criar novas gerações do futebol feminino. Esse incentivo a longo prazo é o responsável pela qualidade do desempenho dos times. Nesse sentido, o Sakai Esporte Clube em Barreiras, Oeste da Bahia, está realizando avaliações com meninas de toda a região, com o objetivo de formar um time feminino para compor o Clube. A exemplo disso, a avaliação ocorrida no último dia 18 de setembro no CT Joane em Barreiras selecionou meninas nas categorias Sub-17 e Sub-19 para compor o time de base e profissional do clube.

A equipe conta com o apoio da incentivadora esportiva Naiana Franco, técnica em enfermagem que está dando todo o suporte, atuando inclusive como auxiliar técnica do clube. Naiana já atua no futebol feminino de Barreiras há algum tempo, desenvolvendo alguns projetos e torneios para incentivar a prática de esporte entre as mulheres da região.

Esses atributos ajudam a diminuir o número de jogadoras que abandonam o ESPORTE por falta de investimentos e oportunidades. Também refletem no aumento de qualidade da seleção feminina, ajudando a consolidar o futebol feminino na região.

“Fico muito feliz com o projeto do Clube Sakai aqui em Barreiras, para o crescimento do futebol feminino, não só aqui na nossa região, pois a gente sabe que no Brasil e no mundo o futebol feminino tem crescido ultimamente e isso é muito importante. Por isso estou aqui à frente do Clube para acompanhar as avalições e auxiliar também como técnica de enfermagem em eventuais acidentes que é comum acontecer no futebol, prestando os primeiros socorros até que uma equipe de emergência seja chamada para prosseguir com o atendimento. É muito importante ter um técnico de enfermagem para auxiliar nesse sentido”, comenta Naiana Franco.

É diante desse cenário de dificuldades que apoiadores do futebol feminino devem se posicionar na busca de novos talentos. Criar uma nova geração de jogadoras é o que permitirá que esse esporte cresça ainda mais no futuro. Com os devidos incentivos, a região Oeste tem condições de se consolidar também como uma potência no futebol feminino.

A busca de novos talentos nessa modalidade esportiva é um dos elementos-chave para a composição do time feminino em Barreiras. A formação de um time de mulheres demonstra o comprometimento do Sakai Esporte Clube com o crescimento do futebol feminino em toda a Região Oeste da Bahia.

Saiba como fazer parte do Sakai Esporte Clube com Robson Pereira no telefone: (77) 9 9810 9825.

Fala Barreiras