Siga-nos

Destaques

Projeto social no Conjunto Habitacional Rio Grande em Barreiras, leva futebol e esperança para crianças

Iniciativa tem ajudado a transformar a realidade de garotos em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social através do futebol

Publicado

em

No Conjunto Habitacional Rio Grande em Barreiras, uma iniciativa utilizando o esporte em sua modalidade futebol, tem ajudado a transformar a realidade de garotos em situação de vulnerabilidade. O grito que ecoa na quadra anuncia que vai começar mais um treino. A voz firme é de Ailton Silva, que coordena o projeto há 4 meses, e pelo menos 5 vezes por semana ele tem a missão de ensinar a garotada, não só o esporte, mas também a disciplina, importante instrumento para capacitar a criançada a ingressar construtivamente na sociedade.

Entre riscos e oportunidades, sonhos e ilusões, e a dura realidade fora das quatro linhas, conduzido pelo Projeto Beira Rio, os garotos se distraem, correm atrás de objetivos e renovam esperanças. De acordo com Ailton, o projeto tem como perspectiva, além de oportunizar a aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes da comunidade, propicia também um ambiente mais favorável para o rendimento escolar e promove a inclusão social, hoje traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humana.

“A pobreza e a desigualdade social são fortes propulsores para que essas crianças e jovens tenham mais dificuldades. Eles estão sujeitos a altos índices de violência, evasão escolar e até problemas de saúde, sobretudo àqueles que vivem em locais sem saneamento básico. De modo que ver a evolução dos meninos não só no futebol, mas na educação, é o que me move”, disse o treinador.

Mas como “nem tudo que reluz é ouro”, apesar do sucesso local, para o projeto funcionar toda a ajuda é bem-vinda e a iniciativa precisa de doações da população e do poder público para expandir: ensinar as crianças com mais qualidade e proporcionar a oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como, torneios e campeonatos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras