Siga-nos

Barreiras

História de superação: Conheça o barreirense que mudou sua vida com a ajuda do esporte

Luiz Henrique dos Anjos ficou paraplégico após ser vítima de um assalto. Mas isso não o impediu de continuar a percorrer suas trilhas com os amigos…

Publicado

em

História De Superação

Luiz Henrique dos Anjos é uma dessas pessoas cuja história de superação inspira muita gente. Há cerca de 3 anos, ele foi vítima de um assalto e acabou levando um tiro nas costas, que o deixou paraplégico. Mas ao invés de se desanimar diante de suas novas circunstâncias, ele buscou uma forma de continuar vivendo e, mais importante, fazendo o que gosta.

Como sempre foi apaixonado por esportes e participava de competições

com os amigos, Luiz Henrique começou a utilizar a handbike, uma espécie de bicicleta adaptada, que é pedalada com as mãos e feita sob medida para que atletas paraplégicos e tetraplégicos possam participar de competições de alto rendimento.

História De Superação

Mas a adaptação ao novo equipamento não foi fácil. O peso e o desempenho diferente da bicicleta convencional fizeram com que, no início, Luiz Henrique participasse apenas de trilhas mais curtas.

Seu primeiro trajeto realizado com a handbike tinha somente 5 km, mas a dificuldade para concluir esse percurso foi tão grande que Luiz Henrique pensou que nunca mais conseguiria participar de uma trilha com os amigos novamente.

História De Superação

Mas o que era uma trilha de 5 km, aos poucos foi aumentando. De 5, foi para 10, 15, 20, até que chegou aos 50 km – o que foi um divisor de águas para a sua vida de atleta. Depois disso, o desafio de pedalar os 100 km, que parecia impossível, ficava mais perto.

Infelizmente, a pandemia atrapalhou seus planos para superar esse novo desafio ainda em 2020. Foram sete meses sem fazer exercícios, sem treinos, o que é muito ruim para qualquer atleta. Até que Luiz Henrique começou a brincar com a situação, dizendo que faria o percurso de 100 km até Luiz Eduardo Magalhães.

História De Superação

E o que era apenas uma brincadeira começou a ser levado a sério. Depois de muitos treinos e com o apoio dos amigos e familiares, ele conquistou o que foi um dos pontos altos de sua história de superação.

Luiz Henrique conseguiu completar um percurso não com 100, mas com 110 km, num trajeto que levou 7 horas para ser concluído, ao custo de 5.600 calorias – e tudo isso debaixo de um sol escaldante, ao lado de mais de 50 amigos que pedalaram junto com ele.

História De Superação

“Todos nós temos limitações, não só eu devido a minha deficiência, mas todos nós procuramos nos superar a cada dia. Na minha limitação física, eu busquei no esporte a forma de estar me superando. Então foi realmente uma superação dos meus limites e foi uma emoção muito grande, com muitos amigos participando”, declarou Luiz Henrique após concluir o desafio.

E mesmo com essa incrível história de superação, o atleta tem mais planos para o futuro. Seu mais novo sonho é conseguir concluir o Ironman, que é o maior evento do triátlon da América Latina. O desafio é grande, mas ninguém tem dúvida de que Luiz Henrique é capaz de subir mais esse degrau.

História De Superação

Para acompanhar sua trajetória, siga Luiz Henrique em seu Instagram.

Seja integrante de nosso grupo de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 42