Siga-nos

Flamengo

Filósofo diz desvendar o segredo de Jorge Jesus

O filósofo diz que o sucesso do Jorge Jesus com a equipe do Flamengo vai além da capacidade técnica de um treinador

Publicado

em

Jennifer da Silva | Suporte MF Press Global | Imagem destaque: Jorge Jesus, técnico do Flamengo | Foto: Reprodução Google

O filósofo e jornalista luso-brasileiro Fabiano de Abreu, diz entender o motivo do sucesso do Jorge Jesus com a equipe do Flamengo e diz que vai além da capacidade técnica de um treinador.

“Há um fator crucial para um técnico português ter feito tanta diferença em uma equipe brasileira e há nuances que resultam neste sucesso que é a cultura e o intelecto de Jorge Jesus.”

Fabiano de Abreu e Zico | Foto: Divulgação

Fabiano que é apaixonado pelo futebol, vê o esporte como uma grande filosofia comportamental onde a emoção, a razão e a habilidade andam juntas dentro de uma base intelectual.

“Ter habilidade já é um fator intelectual, não é para qualquer um ser um bom jogador e é o técnico o responsável não só pela questão tática mas também pelo emocional. Eu analiso as entrevistas de Jorge Jesus e percebo como ele se preocupa em separar a emoção da razão e isso faz uma enorme diferença num jogo de lógica. O intelectual cultiva a sua inteligência no conhecimento e Jorge Jesus, para mim, é um intelectual que consegue manipular a emoção e unindo isso com a capacidade tática que também é um fator de inteligência, ele sabe a fórmula do futebol na sua época.”

O também escritor finaliza dizendo que a cultura foi primordial também para esta diferença:

“Jorge Jesus implantou uma cultura mais séria e responsável em uma equipe que o ajudou com bons jogadores e não só bons, mas doutrinados a aceitar e respeitar o seu líder.”

Jorge Jesus e Zico | Foto: Divulgação

Zico aparece na foto pois foi o maior ídolo da história do Flamengo e sua época foi a responsável pelo Flamengo ter o maior número de adeptos do mundo hoje em dia. Já estão comparando este ano ao ano de 81 quando o Flamengo ganhou todos os títulos, para isso, basta Jorge Jesus conseguir ganhar os títulos além da boa campanha.