Siga-nos

Teatro

BuZum! vai realizar mil apresentações para 50 mil pessoas pelo Brasil a fora em 2022

O projeto que leva o teatro de bonecos para praças e escolas públicas gratuitamente está cheio de novidades, com apoio do Instituto CCR

Publicado

em

Foto do espetáculo “Caipira” no palco | Foto: Renan Perobelli

Com expectativa de atender 50 mil pessoas em sete estados no país, a cia. BuZum! começa a surgir em muitos pontos do mapa brasileiro em 2022. São crianças de escolas públicas de todo o país que recebem com rostos ansiosos e surpresos uma estreia e mais três espetáculos já muito aplaudidos.

Neste ano a cia. se apresentará em um total de 141 dias para esse projeto que acontece por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet em parceria com o Instituto CCR, totalizando quase mil de apresentações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia. E por onde passa a cia. deixa vários relatos divertidos de pequenos apreciadores do Teatro de Bonecos, arte que alguns nunca antes tiveram o contato.

Novidades

Depois desse período de pausa, o retorno das apresentações presenciais trouxe novas perspectivas à cia. que volta em algumas cidades que já se apresentou antes para levar outros espetáculos do BuZum! Além disso, a cia. se apresenta pela primeira vez em muitos municípios. “Estamos muito animados com esse recomeço e volta do teatro presencial nas escolas, sendo um momento tão importante no dia a dia das crianças. Cada cidade pode esperar espetáculos lúdicos, inventivos e divertidos”, diz a Mari Gutierrez, diretora de produção do BuZum!

Espetáculos

As peças abordam de maneira criativa temas atuais para que as crianças possam levar para a vida reflexões em meio a sua rotina.

Serão quatro espetáculos contemplados neste projeto: “Caipira” e “Curumim” que exploram o folclore e os contos indígenas. “O Grande Perigo” sobre a preservação da vida marinha e mais uma estreia sobre hábitos de higiene, cujo nome será divulgado no segundo semestre.

Reinvenção

O palco é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste cada sessão do espetáculo nas escolas públicas, ou praças, com distanciamento seguro, de forma protegida. Diversão garantida para público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. O que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.

BuZum! 11 anos

Em setembro de 2022, o BuZum! completa 12 anos de experiências e motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório

A cia. possui 15 peças no repertório, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BRsobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bolaespetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia; Que lixo é lixo?, sobre reciclagem; Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar.

Foto do espetáculo “Caipira” no palco | Foto: Renan Perobelli

Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos; Caipira e Curumim, sobre folclore e contos indígenas, que continuam a série sobre cultura popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco; o espetáculo O Grande Perigo, sobre preservação da vida marinha. Esse ano estreia Floresta Viva e no segundo semestre tem mais uma outra estreia sobre hábitos de higiene.

O Instituto CCR: Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde – presente em seis regiões – oferecendo atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto.  Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras