Siga-nos

Música

Dia da Música Popular Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga

No dia 17 de outubro é celebrado o aniversário da compositora

Publicado

em

Em maio de 2012, foi outorgado que o dia 17 de outubro celebra o Dia da Música Popular Brasileira (MPB). A data foi escolhida como homenagem de aniversário da compositora, maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga. Sua obra pioneira rompeu barreiras e é lembrada até os dias de hoje, como a primeira marcha carnavalesca com letra “Ó Abre Alas”, por exemplo. 

Na opinião da professora de Música do Colégio Marista Anjo da Guarda, Andréa Bernardini, celebrar a MPB e Chiquinha Gonzaga faz todo sentido. “Sua obra é atemporal e extremamente relevante para a música, para a história brasileira e também para as mulheres, que foram tão bem representadas em um setor tradicionalmente masculino na época”, explica. 

Chiquinha foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, lutou pelos direitos autorais de músicos e adaptou o piano a músicas populares, tornando o instrumento e a produção cultural nacional mais democrática para a comunidade. Isso rendeu a ela o reconhecimento de primeira compositora popular do Brasil. 

O que é MPB afinal?
O movimento que ganhou a denominação de Música Popular Brasileira (MPB) nasceu na década de 1960, incentivado pelos festivais da canção que aconteciam em São Paulo e Rio de Janeiro. Nessa época despontaram artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, Milton Nascimento e muitos outros. 

No entanto, a sigla atualmente engloba outros estilos, cantores e compositores que também fazem parte da música popular brasileira. “A MPB surgiu como um movimento de valorização da música brasileira, como oposição a estrangeirismos. Porém tudo evoluiu e passou a abranger mais estilos, além da bossa nova e do samba”, comenta Andréa Bernardini. Celebrar a MPB é comemorar, acima de tudo, nossa cultura local e produção musical, conclui a professora.

Sobre os Colégios Maristas: 
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *