Siga-nos

Entretenimento

Luís Eduardo Magalhães sedia primeiro Encontro Regional de Cultura da Região Oeste

A Praça Sérgio Alvim Motta em Luís Eduardo Magalhães foi o palco do I Encontro Regional de Cultura da Região Oeste da Bahia

Publicado

em

Fotos: Cláudio Foleto

A Praça Sérgio Alvim Motta em Luís Eduardo Magalhães foi o palco do I Encontro Regional de Cultura da Região Oeste da Bahia, realizado na última sexta-feira e sábado, 04 e 05 de outubro respectivamente. O evento promovido pela União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) reuniu seis municípios da região: Barreiras, Formosa do Rio Preto, Catolândia, Cristópolis, Baianópolis e o município anfitrião.

Na primeira noite os municípios de Barreiras, Cristópolis e Formosa do Rio Preto deram uma amostra das principais manifestações culturais de cada uma delas. O destaque foi a apresentação teatral “Rio Preto”, um alerta sobre a necessidade de preservação do rio que margeia o município e é um dos principais rios de toda região.

Nos estandes era possível ainda conhecer um pouco cada um dos municípios presentes. A Associação Caliandra de artesãs do Assentamento Rio de Ondas e o trabalho de escultores e artistas plásticos de Barreiras também estiveram à mostra para o público que passava pela praça. “A região oeste é muito rica culturalmente, temos municípios centenários, com histórias belíssimas e passagens importantes na história do nosso país. É uma satisfação muito grande participarmos de um encontro como este justamente no município mais jovem, Luís Eduardo Magalhães”, comentou a historiadora Ignez Pitta, palestrante do segundo dia de evento.

No discurso de abertura o prefeito Humberto Santa Cruz, também presidente da Umob, saldou as delegações presentes. “Vocês são os representantes da cultura do oeste baiano e principais responsáveis pela riqueza cultural de nossa região”, disse. Humberto lembrou o trabalho desenvolvido na Lira Angicalense, de Angical, fundada em 1917 para espelhar o esforço que vem sendo feito em Luís Eduardo Magalhães para criação de sua própria filarmônica.

“Demos início este ano a um projeto para criação da nossa orquestra filarmónica. Sabemos que não é um processo fácil. É um trabalho que exige muito empenho, mas, o importante é que plantamos uma semente a qual temos certeza que brotará e renderá muitos frutos num futuro próximo”, observou, fazendo menção ao trabalho desenvolvido pela secretária de Cultura e Turismo do município Jane Schlosser e o maestro David Monteiro. A banda filarmônica de Luís Eduardo Magalhães foi a responsável pela execução do Hino Nacional durante a solenidade de abertura.

Também estiveram presentes no encontro o prefeito de Cristópolis, Antônio Pereira, o vice-prefeito de Barreiras Pâe Barbosa, o Representante Territorial de Cultura da Bacia do Rio Grande, Tiago Lira, além de secretários de Cultura e Educação dos municípios participantes. A programação continuou no sábado, 05, com apresentações artísticas dos municípios de Catolândia e Baianópolis, e o lançamento do livro “A Guerra dos Criativos”, do jovem escritor de Luís Eduardo Magalhães, Alec Silva.

Fonte: ASCOM LEM

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *