Siga-nos

Literatura

Professora de Riachão das Neves leva mensagens de fé e esperança por meio de livros

Edléia Gonçalves começou a escrever em 2004 e já acumula quatro obras publicadas…

Publicado

em

Edléia Gonçalves

Edléia Gonçalves é natural da cidade de Riachão das Neves, região Oeste da Bahia, e a história como escritora começou pela necessidade de vencer a timidez. Conversar por meio da escrita foi a maneira mais fácil que encontrou para expressar o aprendizado constante que tem com as várias leituras da Bíblia, que realiza desde criança, e é assim que leva mensagens de fé e esperança para centenas de pessoas com a intenção de em algum momento contribuir para a autoestima de cada leitor. “Eles vão abrir portas e lugares, tocar em corações de pessoas que eu não vou conhecer pessoalmente”, conta.  

A escritora de 39 anos, é formada em Pedagogia e tem especialização em Educação Infantil. É concursada do município de Riachão das Neves desde 2003 e é lá que dedica tempo para escrever as obras que refletem sentimento de paz, amor e solidariedade com o próximo, e acima de tudo, refletem a paixão de Edléia pela área devocional. Ela conta que a cada leitura que faz da Bíblia sente-se enriquecida e sempre com mais desejo de aprender sobre os assuntos abordados.

O primeiro livro da escritora que começou a ser estruturado em 2004 foi publicado pela Editora letras e Versos, com o título ‘A Mensagem da Cruz’. De acordo com ela, a obra enfatiza que Deus amou a humanidade de maneira tão grandiosa que materializou a palavra no momento em que Cristo se sacrificou por todos. “A Mensagem da Cruz, direciona toda a mensagem para o Amor de Deus em doação ao homem”, afirma a escritora. 

  

O segundo livro ‘Vencendo Gigantes’, publicado em 2016, aborda as dificuldades vividas pelas mulheres grávidas que temiam que os filhos nascessem com microcefalia, já que em 2015 e 2016 houve muitos casos de bebês nascidos com a doença. Edléia também estava grávida, e conta que foi um período muito desafiador. Para ela, vencer gigantes é superar os medos, os problemas do dia a dia. O livro encoraja o leitor a acreditar mais, a ter fé e esperança.         

Edléia Gonçalves

A terceira obra ‘Um Coração de Adorador’, lançada em 2018, fala da intimidade que qualquer um pode ter com Deus através da música, momento em que pode-se sentir a presença dele. Quem tem coração de adorador, segundo Edléia, tem a possibilidade de atrair coisas boas. Já o livro ‘Recomeçar’, publicado em 2020, pelas Editoras Literando e Amazon, surgiu a partir de uma experiência de vida que a professora teve e achou que era necessário falar sobre as oportunidades de recomeço que todos têm, sem importar a idade. 

Edléia diz que as quatro obras são fruto de muita dedicação, e, como a maioria, também encontrou dificuldade para publicar os livros que hoje estão espalhados por algumas cidades, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, além de Riachão das Neves, e principalmente, por causa da internet existem reproduções em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e em outros países, a exemplo de Portugal. “Tudo isto é um presente de Deus, porque não é só um meio lucrativo, é uma forma de gratificação. A mensagem que eu deixo, é a mensagem da gente jamais desistir, os dias são difíceis para todo mundo, na nossa volta, não só na sua porta, na minha porta, talvez na minha e na sua nesse momento não tenha, mas de outras pessoas, porém jamais desistir, ir mais um pouquinho adiante mesmo que seja nas últimas forças, nos últimos instantes, mas vamos romper”, finaliza.

Fala Barreiras