Siga-nos

FLIB

FLIB 2022 se destaca pela valorização dos escritores locais

A sede da ABL, o mais novo espaço incorporado à organização e realização da festa literária, está sendo utilizada para o lançamento de livros de diversos escritores da região…

Publicado

em

FLIB 2022

A Literatura produzida na região Oeste da Bahia sempre foi muito rica, porém durante muito tempo não foi vista e muito menos valorizada pela população de modo geral.

Atualmente, a mudança nesse cenário pode ser vista através da FLIB Festa Literária de Barreiras que além de promover a integração da comunidade barreirense com a literatura, que é essencial à construção da cultura de seus indivíduos, também vem trazendo incentivo para que se torne comum entre todos o hábito da leitura.

Em sua quinta edição, a FLIB 2022 se destaca pela grande quantidade de escritores locais que estão lançando seus livros durante a programação da Festa Literária. Com organização da Secretaria de Educação de Barreiras, através da Diretoria de Cultura, a festa literária tem como instituições curadoras a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a ABL.

A grande novidade esse ano para a incentivo à literatura, é a sede da ABL, o mais novo espaço incorporado à organização e realização da festa literária, que está sendo utilizada para o lançamento de livros de diversos escritores da região, oficinas, dentre outras modalidades de encontros como exposições, palestras e o lançamento de livros de mais de 25 autores durante todos os dias do evento.

Desde o dia 23 de maio, a FLIB está movimentando o Centro Histórico com eventos programados ainda para o Centro Cultural, o Mercado Caparrosa (Flibinha), a Escola Municipal de Música, Escola Municipal de Teatro e o Museu Napoleão Macedo.

A Academia Barreirense de Letras (ABL) foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (23), às 11h. A instituição completou 17 anos de fundação no dia 20 de maio, com um trabalho totalmente voltado para a valorização da arte, da cultura e da literatura na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia.

Em seu primeiro dia de inauguração, a sede da ABL sediou o lançamento dos livros dos escritores Franco Porto e Ariadne Godinho, Adilma Vilela, Théo Santos, Roberto de Sena, Antônia Prado, Marcos Alberto de Souza Oliveira, Márcia Rasia, Ananda Lima e outros diversos escritores que além de lançar seus livros também prestigiaram o evento.

FLIB 2022

Durante o lançamento, a escritora Adilma Vilela se emocionou ao descrever seu livro “Crônicas de Mima”. Eu dividi esse livro em três partes. Como são de crônicas, um gênero narrativo denso que nasceu dos jornais, daqueles momentos cotidianos, eu quis ser leve nessa escrita. A coisa que mais gosto de fazer é sorrir e como tem sido difícil sorrir nos últimos dias diante das dificuldades que tenho, Crônicas de Mima: motivos para sorrir são 10 crônicas de gargalhar, são muito boas para amenizar as dores”.

A ABL está sediada no antigo Paço Municipal, no Centro Histórico, reformado pelo poder executivo. Foi inaugurada para a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) de 2022 e receberá poetas, músicos e outros artistas locais para celebrar essa grande festa da literatura em Barreiras.

Fala Barreiras