Siga-nos

FLIB

Cartilha de Orientação e Cordel da Saúde Mental são lançados durante a Festa Literária Internacional de Barreiras – FLIB

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da coordenação de Saúde Mental, realizou na manhã desta segunda-feira (23), o lançamento da Cartilha de Orientação em Saúde Mental, elaborada pela equipe técnica e usuários do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS AD). A apresentação da Cartilha aconteceu dentro da programação da Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB), na Praça Amphilóphio Lopes. As temáticas como: “O Papel do CAPS na comunidade”, “Acolhimento”, “Como ser acompanhado pelo CAPS”, “Rede de Atenção Psicossocial”, dentre outras descritas na cartilha, foram abordadas em rodas de conversas com os usuários e na sequência, o material foi disponibilizado para que os mesmos pudessem ilustrar os temas de acordo com seu entendimento.

“Essa cartilha foi pensada com muito carinho e com o objetivo de mostrarmos à população o fluxograma da saúde mental, como funciona os encaminhamentos dentro da Atenção Básica, urgência e emergência, então, a cartilha vem com essa finalidade. Cada tema trabalhado dentro da cartilha foi discutido em roda de conversa e apresentados aos nossos usuários, a partir do entendimento que eles tiveram sobre os temas foram criadas as gravuras que ilustram o material”, pontuou Denny Samper, destacando a homenagem trazida na cartilha a Valéria Nascimento e a Mússio Pirajás, profissionais que fizeram parte da história da Saúde Mental em Barreiras.

Além do lançamento da Cartilha de Orientação em Saúde Mental, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), lançou o “Cordel do CAPS Luta Antimanicomial”, um trabalho realizado pelos usuários do CAPS II, Igor Belchior e Wilton Leonel, com a participação da equipe técnica. O conteúdo dos cordéis retrata como eram os atendimentos aos usuários antes dos surgimentos dos Centros de Atenção Psicossocial e como é feito hoje o acompanhamento dos pacientes e familiares realizado pelas unidades dos CAPS.

O CAPS II oferece tratamento para pessoas em sofrimento psíquico grave. Funciona de segunda a sexta, das 07h às 17h.  Durante esse período os usuários são assistidos por uma equipe multiprofissional. “Estamos hoje lançando essa ferramenta tão importante que traz informações de como é o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial dentro da estrutura da Secretaria de Saúde de Barreiras. Um trabalho brilhante da coordenação da Saúde Mental e seus usuários, que por meio dos entendimentos próprios ilustraram tão bem o cordel e a cartilha. O CAPS oferta um serviço realizado por uma equipe de multiprofissionais que atua sobre a ótica interdisciplinar e oferecem atendimento para a população através de demanda espontânea ou por encaminhamento. Temos toda uma estrutura pronta e equipe preparada para atender de forma integrada e humana aqueles que buscam pelo serviço”, disse o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.  

Dircom Barreiras

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras