Siga-nos

Filmes e Séries

Stan Lee e Jack Kirby – Top 5 histórias criadas por eles para a Marvel

Publicado

em

Fazer um top 5 de qualquer coisa é sempre complicado, ainda mais quando estamos falando do universo dos quadrinhos e da dupla que criou uma legião de fãs dos super heróis da Marvel, Stan Lee e Jack Kirby.

Mas, como com grandes poderes vem grandes responsabilidades, tomamos o direito de eleger as 5 melhores histórias criadas pela dupla na Marvel Comics. Você pode até discordar da lista, mas com certeza precisa conhecê-las também!

Então vamos lá, segue a lista classificada por ordem de lançamento:

5 – Prisioneiros do Doutor Destino! (Fantastic Four #5 – 1962)

Mesmo que fosse apenas outra aventura do novato quarteto, Lee e Kirby resolveram trazer o tema de viagem no tempo e apimentar a história com o surgimento de um novo vilão, o Doutor Destino.

Acompanhamos o vilão chantageando o Quarteto Fantástico para aceitar uma missão praticamente impossível, a de viajar no tempo. Após voltar do passado, eles derrotam o novo inimigo, mesmo que de forma temporária.

O Doutor Destino fez tanto sucesso que é conhecido até hoje como o principal vilão do Quarteto Fantástico, e essa história fez com que a Marvel pegasse gosto com viagens temporais nos quadrinhos.

4 – Nasce o Homem de Ferro! (Tales of Suspense #39 – 1963)

Ter originalidade na criação de um herói nos quadrinhos não é algo muito fácil, visto alguns exemplos como o Hulk, que se baseou muito nas histórias clássicas do “Médico e o Monstro” e também o Capitão América, que não foi o primeiro a lançar moda com a bandeira dos Estados Unidos, mas sim o Shield (editora MJL).

Agora imagine só alguém com uma armadura de ferro conseguir voar? A originalidade na criação do Homem de Ferro também se dá por conta do personagem Tony Stark ter várias camadas, sendo além de um gênio da ciência uma pessoa bilionária, mulherenga e carismática, com um ponto fraco de ter que viver com um reator no peito para se manter vivo.

Depois de sua criação tivemos uma enxurrada de heróis com armadura, tanto na Marvel quanto na concorrência, mas o Homem de Ferro talvez seja o mais conhecido de todos.

3 – A Chegada dos Vingadores! (Avengers #1 – 1963)

Na época do seu lançamento já existia nos quadrinhos a reunião de heróis por parte de outras editoras, como a DC que já tinha criado a Sociedade da Justiça. Mas o que fez com que os Vingadores fossem vistos com outros olhos pelo público foi o fato de Lee e Kirby reunirem na equipe heróis que já tinham um grande peso dentro da Marvel, como o Hulk, Thor e o Homem de Ferro, o que não acontecia em sua concorrente, que preferia deixar de fora o Batman

e o Super-Homem para focá-los em suas revistas avulsas.

Além disso, eles também inovaram ao criar um universo compartilhado nos quadrinhos, onde se um dos heróis tivesse desaparecido na sua HQ mensal, por exemplo, ele não apareceria na HQ dos Vingadores daquele mês. 

Devido a todo esse sucesso com o público a DC teve de se ajustar e hoje em dia toda editora faz o mesmo com seus heróis nos quadrinhos. Já quando o assunto é universo compartilhado nos cinemas, a Marvel continua muito à frente da concorrência.

2 – X-Men (X-Men #1 – 1963)

Os X-men foram criados com a premissa de trazer o universo de super heróis mais próximo das pessoas, tirando aquela estigma que até então existia de o herói ser visto como um deus (como o Thor) ou um ser quase perfeito (como o Superman).

Com um líder cadeirante (Professor Xavier) e alguns integrantes que atraíam os olhares das pessoas devido a sua aparência física, os X-Men traziam ao universo dos quadrinhos um debate para a sociedade e seus preconceitos. 

Com o passar dos anos suas histórias foram se aprofundando e cada vez mais trazendo diversidade, com personagens soviéticos (em tempos de Guerra Fria), negros, gays e de outras nacionalidades.

1 – Trilogia Galactus (Fantastic Four #48 ao #50 – 1966)

Essa trilogia levou o quarteto de heróis mais científico da Marvel a um outro patamar, agora tendo de lutar contra ameaças cósmicas e com fatos que os terráqueos nunca conseguirão explicar.

Veja abaixo alguns dos personagens ousados, e muito divertidos, que essa saga trouxe aos quadrinhos em plena década de 1960:

  • Inumanos: uma raça de não-humanos que se escondem em algum lugar do mundo;
  • Vigia: algum tipo de Deus onipotente que vêm observando a Terra sem que nós humanos soubéssemos;
  • Galactus: um quase Deus gigante conhecido como “devorador de mundos” que deseja COMER o planeta Terra;
  • Surfista Prateado: um ser estranho, todo prateado, que possui um poder maior do que qualquer outro herói da Terra e se locomove utilizando uma prancha.

E enquanto o Quarteto Fantástico se deparava com esses tipos de seres cósmicos, eles se transformavam em um grupo de heróis universal, algo que se tornou para a Marvel um caminho sem volta e expandiu o seu universo de histórias!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *