Siga-nos

Filmes e Séries

Morbius – Conheça sua origem e algumas curiosidades antes da estreia nos cinemas

Publicado

em

Morbius pode não ter tanta fama quanto outros vilões do Homem-Aranha, mas quando aparece sempre dá um belo trabalho. Mas, o vampiro-vivo não é só um simples vilão e sua história é muito mais complexa.

Com o lançamento de mais um trailer e a aproximação da estreia do filme, a ansiedade dos fãs só aumentou e por isso preparamos algumas curiosidades sobre a história desse personagem, servindo como um pré-aquecimento para você. Confira!

Seus criadores e inspiração

No início dos anos 1970 o Stan Lee estava escrevendo um roteiro para um filme de ficção científica, que nunca foi produzido por sinal, e pediu a dupla de quadrinistas Roy Thomas e Gil Kane que criassem um vilão, os deixando livres para escolher suas características.

Suas inspirações vieram de um filme de terror visto por Thomas quando jovem, onde o personagem virava um vampiro sendo exposto a radiação, e não com as tradicionais mordidas, além do visual se basear no ator Jack Palance.

A primeira aparição nos quadrinhos

O personagem foi visto pela primeira vez nos quadrinhos em The Amazing Spider-Man #101, sendo essa inclusive a primeira edição de HQ do Homem-Aranha não roteirizada por Stan Lee.

Nessa história temos Peter Parker buscando ajuda do Dr. Connors, o Lagarto, para desfazer o efeito colateral do soro desenvolvido por ele na tentativa de remover seus poderes de aranha, que o deixou com 6 braços.

Morbius, que havia decidido beber o sangue radioativo do Aranha, aparece e ataca nosso herói, quase o derrotando, mas o Lagarto surge para ajudá-lo a lutar contra o vampiro.

A origem

Famoso cientista e especialista em bioquímica, ganhador de um Nobel, Michael Morbius possui uma rara doença sanguínea que o enfraquece e encurta sua vida a cada dia que passa.

Pensando em se salvar e assim ajudar a outros que possuem a mesma doença degenerativa, Morbius testa em si uma fórmula desenvolvida a partir de células de morcego hematófago em conjunto com uma terapia de choque.

Ele obteve êxito na cura da doença, mas o efeito colateral que ela trouxe foi o de transformá-lo em um “pseudo-vampiro”, com algumas características marcantes como a pele branca e uma aparência monstruosa.

O vilão

Um dos efeitos da sua transformação em um vampiro-vivo é a necessidade de sangue para continuar a viver. Logo em uma das primeiras aparições nos quadrinhos ele mata toda a tripulação de um navio, mostrando que sua sede por sangue inocente é maior do que qualquer desejo de cura.

Quando está fora de controle ele já se desentendeu com alguns heróis da Marvel, como X-Men, Homem-Aranha e Quarteto Fantástico, que tentam ajudar na sua cura ao mesmo tempo que o impedem de matar mais pessoas.

O anti-herói

Depois de sofrer uma grande perda pessoal, Morbius jura para si que nunca mais beberia do sangue de algum inocente, focando sua sede para todo bandido e corrupto que encontrasse. Assim ele muda sua identidade para Morgan Michaels, conseguindo trabalhar como médico em um hospital e nas horas vagas sendo um vigilante.

Durante essa fase ele ajudou muitos heróis, incluindo o Blade. Nos eventos da saga Guerra Civil, ele fica ao lado do Tony Stark e assina o registro para os super-humanos, sendo enviado pela S.H.I.E.L.D para fazer o Blade a assinar também.

Poderes e habilidades

Ele possui poderes associados aos clássicos vampiros, como super força, super velocidade, vôo, fator de cura e imortalidade, tendo inclusive facilidade de enxergar a noite e a habilidade de hipnotizar as pessoas.

Além disso, ele manteve sua mente brilhante, o que ele utiliza muito como um trunfo a mais em suas batalhas.

Como a origem de seus poderes é científica e não mística, alhos, crucifixos e outras coisas que poderiam ferir um vampiro comum não o afetam.

Fraquezas

Devido a sua origem ser científica e não como os místicos vampiros, ele não é afetado por crucifixo, alho ou outras coisas que afetariam um vampiro. Mesmo assim, a luz solar pode lhe causar alguns danos, pelo fato da pele ser sensível e o deixar com poderes reduzidos durante o dia.

Outro ponto fraco do personagem é a sua necessidade de consumir sangue, uma vez que sem esse líquido ele pode morrer em questão de dias.

Aparições em outras mídias

Além das HQs, o personagem Morbius já apareceu em alguns episódios da série animada do Homem-Aranha, nos anos 1990, dividindo a tela com personagens como o Justiceiro, Blade e, claro, o teioso.
Ele também já participou de alguns games da Marvel, tendo como última aparição no jogo Marvel’s Spider-Man, onde aparece como um dos enfermeiros que trabalha num antídoto contra o vírus que foi liberado pelo Doutor Octopus.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *