Siga-nos

Filmes e Séries

Homem-Areia – Curiosidades sobre esse vilão do Homem-Aranha

Publicado

em

Tendo se transformado em um organismo vivo feito de areia logo após ter contato com uma areia radioativa, num lugar em que se faziam testes nucleares, Flint Marko ganha algumas habilidades como alterar seu tamanho, sua forma e sua resistência, sendo conhecido por todos como o Homem-Areia.

Mas saiba que esse personagem bem que poderia ter virado um herói se algumas coisas tivessem sido diferentes em sua vida. Portanto traremos aqui algumas curiosidades desse vilão que já apareceu nos cinemas e deve inclusive retornar no próximo filme do Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Um personagem com múltiplas personalidades

Na sua primeira aparição, em 1963, Flint Marko é um presidiário fugitivo que aparece no lugar errado e no momento errado. Mas posteriormente é revelado que seu verdadeiro nome é William Baker e ele utiliza-se de um codinome para o crime.

Além de utilizar um pseudônimo, ele também possui personalidades separadas dentro de si, como já apresentado em 2003 na HQ Peter Parker: Spider-Man #56. Nessa história todas as personalidades de Marko se separam e trabalham de forma individual, incluindo-se versões infantis e femininas.

Para capturar a faceta do mal do Homem-Areia, o amigo da vizinhança precisa se unir a essas facetas para no final todas se fundirem novamente e criarem um único Homem-Areia.

Permitiu que o Aranha ganhasse uma batalha de propósito

Durante a primeira batalha entre o Homem-Aranha contra o Homem-Areia o teioso encontra uma forma nada convencional de derrotar o vilão, utilizando um aspirador de pó para sugá-lo. E isso nos é mostrado posteriormente como uma parte do plano de Marko, que permitiu que a estratégia funcionasse para ajudar ao seu pai escapar da prisão, pois havia previsto que seria enviado pela polícia para o mesmo local onde seu pai estava.

Sobrevive mesmo se transformado em vidro

A areia comum, quando exposta a temperaturas extremas, transforma-se em vidro. Isso inclusive já serviu como forma de derrotar o vilão durante uma batalha, mas o fato é que o Homem-Areia acabou descobrindo que ele consegue sobreviver mesmo quando transformado em vidro.

Em Incredible Hulk #114, durante uma batalha entre o gigante esmeralda e o Homem-Areia, o vilão é arremessado em um tanque pressurizado, o transformando em vidro. Ao perceber essa situação o Hulk decide deixá-lo dessa forma, sendo realizada posteriormente uma transfusão de sangue pela Betty Ross para retorná-lo à sua forma de areia.

Participou de alguns grupos

Ao longo de sua história o Homem-Areia se mostrou uma excelente pessoa para trabalhos em equipe. Sua mais conhecida filiação é no Sexteto Sinistro, criado com a intenção de derrotar o Homem-Aranha, mas sem sucesso.

Ele também é um dos fundadores do Quarteto Terrível, ao lado de Mago, Pete Pote-de-Pasta e Medusa, equipe criada para lutar contra o Quarteto Fantástico.

Mas ele também tentou deixar de ser um vilão por um tempo, trabalhando sob a liderança de Silver Sable na equipe Wild Pack e também fez parte dos Vingadores, a pedido do Capitão América.

Já se fundiu com outro vilão

Essa com-fusão ocorreu durante uma batalha entre o Homem-Areia e o Homem-Hídrico, que brigaram após se apaixonarem pela mesma mulher. Nessa luta os dois acabam colidindo e caindo nas águas do cais, onde se fundiram e criaram uma entidade única, grande e irracional, um tipo de “Coisa de Lama”, que possui uma tremenda força. A onda de terror dessa criatura só foi parada pelas autoridades após borrifarem um gás especial nela.

As autoridades ficaram durante semanas tentando realizar a separação dos dois seres, mas como a experiência parecia não dar certo eles deixaram a “Coisa de Lama” presa num latão e jogaram no lixão da cidade. Mas essa experiência acaba por dar certo e os dois conseguem se separar e voltam a ser o Homem-Areia e Homem-Hídrico.

Ponto fraco

O Homem-Areia é um dos mais formidáveis inimigos do Aranha, devido ao seu total controle das partículas de areia que fazem parte do seu corpo. Mas, como já era de se esperar, nem tudo é perfeito e ele possui um ponto fraco, o qual foi descoberto pelo teioso. Existe um grão de areia mestre que faz esse controle do restante do corpo.

O amigo da vizinhança coloca essa teoria em prática durante os acontecimentos do arco “Nos Confins da Terra”. Nessa história vemos o Dr. Octopus enganando o mundo com a ideia de que pode ajudar na resolução do problema climático com um dispositivo que na verdade foi desenvolvido para o extermínio da humanidade.

Depois do Sexteto Sinistro entrar em ação, vemos a Gata Negra ajudar ao Homem-Aranha a rastrear o Homem-Areia, fazendo com que o mesmo encontre o tal grão de areia mestre e o isole durante uma batalha no deserto.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *