Siga-nos

Carnaval

“Bloco da Rôla” agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Barreiras

O bloco surgiu no ano de 1969 por meio da ideia de alguns amigos que pegaram uma gaiola e saíram atrás de uma Rola Fogo Pagô, uma espécie de pomba muito comum na região Oeste

Publicado

em

Foto destaque: Arquivo Bloco da Rôla

A Câmara Municipal de Barreiras aprovou nessa terça-feira (21), o Projeto de Lei 037/2019, que propõe que o “Bloco da Rôla” seja reconhecido como Patrimônio Cultural lmaterial do município.

A propositura de autoria dos vereadores: Eurico Queiroz (PRB), João Felipe (PTB), Hipólito dos Passos (PTC), Nereu do Gás (Rede) e Beza (PSL), tem por objetivo resgatar e preservar a cultura dos blocos tradicionais na cidade.

Após 25 anos de ausência nos carnavais barreirenses, em 2009, o bloco retornou de forma triunfante à folia momesca, confirmando os sentimentos dos seus fundadores. Diante disso, em 2010 a população carnavalesca se sentiu parte desta história que aderiu de forma expressiva motivando o bloco a continuar nos carnavais vindouros.

De acordo com o projeto, o bloco dará continuidade no sentido de animar, alegrar e festejar a folia momesca, tão rica em sua manifestação cultural, trazendo um bloco cultural democrático, sem cordas, sem fins lucrativos, que insere também a população de baixa renda.

Errata:

A propositura foi assinada por todos os vereadores com exceção do vereador Marcos Reis (PSDB). O presidente da Casa, vereador Eurico Queiroz (PRB), foi um entusiasta e fez questão de agilizar o processo.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Demetrius Macêdo

    22 de maio de 2019 às 18:02

    Excelente iniciativa para q uma entidade como esta não mais volte a ficar choca, de molhi, sem desfilar pelas ruas do CH. A Rôla tem que voar todos os anos. Parabéns pelo acolhimento dos nobres edis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *