Siga-nos

Barreiras

UNINDO FORÇAS PELA INFÂNCIA:
II Seminário Maio Laranja Ilumina a Luta pelos Direitos da Criança em Barreiras

Líderes e instituições locais se mobilizam em torno de um objetivo comum: garantir a proteção integral dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Publicado

em

Seminário Maio Laranja

Líderes e representantes de instituições locais unem forças no II Seminário Maio Laranja, reforçando o compromisso coletivo com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Barreiras | Foto: Dircom Barreiras

Em uma iniciativa de grande importância, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Oeste da Bahia, mobilizou pelo segundo ano representantes de várias escolas dedicadas à proteção das crianças e adolescentes. O intuito foi promover um diálogo robusto acerca do tema, enraizado na perspectiva do sistema de garantia de direitos. O II Seminário Maio Laranja, realizado nessa quarta-feira (31), marcou o encerramento das atividades do mês dedicadas à luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes em todo o país.

Sob a condução de Dicíola Baqueiro, secretária da pasta, o evento contorno com a presença de Anderson Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jeferson Barbosa, secretário de Educação, e Layanne Vila Verde, coordenadora do Centro de Parto Normal, representando a Secretaria de Saúde.

O seminário teve como objetivo central sensibilizar e mobilizar a sociedade para a defesa intransigente dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo o seu acesso e proteção. “Nossa proposta é fortalecer os vínculos e as redes de proteção, para que possamos promover a intersetorialidade junto às Secretarias de Educação e Saúde na proteção de nossas crianças e adolescentes”

, afirmou Dicíola Baqueiro.

A Secretaria de Saúde, representada por Layanne Vila Verde, enfatizou a importância de cuidados desde a gestação e o objetivo da Secretaria em assegurar a proteção a essas crianças e adolescentes. A colaboração de todos foi um tema comum no evento, destacado por Anderson Barbosa, presidente do CMDCA: “Não podemos permitir que crianças e adolescentes tenham suas garantias e direitos violados. Precisamos acabar com o abuso e a violência contra eles, e isto depende de todos nós”.

Seminário Maio Laranja

O Seminário se desdobrou em debates fundamentados em dois eixos principais: a proteção e defesa das crianças e adolescentes do ponto de vista legal e jurídico, e a escuta protegida e os serviços que compõem a rede de proteção social. Esses debates contaram com a participação de representantes do Defensor Público do Estado da Bahia, da Polícia Civil de Atendimento à Mulher, do Juiz de Direito da 1ª Vara de Infância e Juventude e de psicólogas locais.

Da redação com informações da Dircom Barreiras