Connect with us

Barreiras

UNIFASB participa de projeto em parceria com o Zoonoses

A parceria contemplará os carroceiros que trabalham em Barreiras…

Publicado

em

Projeto Carroceiro Amigo da Natureza

O UNIFASB/UNINASSAU – Centro Universitário São Francisco de Barreiras, por meio do curso de Medicina Veterinária, está participando do Projeto Carroceiro Amigo da Natureza, em parceria com o Zoonoses e as secretárias de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte; Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Secretaria de Saúde de Barreiras. O projeto visa cadastrar os carroceiros que trabalham com descarte de resíduos, orientá-los sobre os locais apropriados para o despejo dos materiais inorgânicos, além de possibilitar uma assistência médica veterinária para seus animais utilizados para tração.  

Os acadêmicos do UNIFASB/UNINASSAU irão colaborar com a realização da Resenha, documento no qual registra-se o perfil do animal, e serão coletadas as amostras sanguíneas para exames laboratoriais e averiguar a saúde dos equinos cadastrados. “A UNIFASB tem um convenio junto ao Centro de Controle do Zoonoses para que haja uma cooperação entre ambas as partes. A Resenha será importante para nossos alunos aprenderem na prática técnicas de coleta de sangue para a realização do teste de anemia infecciosa, exame exigido pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia)”

, explica o professor do curso de Medicina Veterinária da Instituição, Rodrigo Carneiro.  

Projeto Carroceiro Amigo da Natureza

O estudante Igor Pamplona fala sobre a experiência e a importância da atividade. “Se a gente não tiver um campo de treinamento, um campo de atuação, o nosso estudo ficará limitado aos livros e, isso não é interessante. O bom é que o aluno aprenda tanto a teoria quanto na prática. E o melhor é que podemos ajudar a nossa comunidade”, pontua. Após a avaliação, os equinos que pertencem aos carroceiros serão constantemente monitorados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras.  

Projeto Carroceiro Amigo da Natureza

Anna Brinquedo | Ascom Unifasb