Siga-nos

Barreiras

Técnicos do SAAE de Santa Rita visitam estrutura da Embasa

Publicado

em

Ascom Embasa (UNB)

01Os técnicos do sistema autônomo de água e esgoto (SAAE) de Santa Rita, município do Oeste da Bahia, visitaram, na semana passada, a estrutura de tratamento e controle da qualidade da água da Embasa em Barreiras. O objetivo foi trocar informações e conhecer melhor o sistema de abastecimento da cidade. Para isso, eles conheceram os processos realizados na estação de tratamento de água e no laboratório regional.

Perisnaldo Ferreira de Souza, operador da estação de tratamento do SAAE de Santa Rita, elogiou a estrutura e a organização da Embasa em Barreiras. “É interessante perceber os padrões estabelecidos para atender uma demanda como a de Barreiras”, afirma.

O químico do SAAE de Santa Rita, Marcelo Viana, gostou da visita para entender os padrões, cálculos e procedimentos realizados pelos operadores em Barreiras. “A visita foi interessante para perceber a responsabilidade no tratamento da água para atender a legislação referente ao abastecimento humano”, afirma.

Responsável pela visita técnica, a supervisora de tratamento da Embasa, Betânia Percussor, explicou as fases de tratamento de uma estação de tratamento convencional (coagulação, floculação, decantação, filtração, adição de cloro e flúor). “São realizadas análises a cada duas horas em todas as fases do tratamento como forma de corrigir as alterações na água que passa pelos módulos de tratamento da estação e deixá-la em conformidade para o consumo da população”, afirma.

O sistema de abastecimento de água que atende a sede de Barreiras e mais 20 povoados do município distribui cerca de 29 milhões de litros de água tratada diariamente para aproximadamente 50 mil imóveis.

Fala Barreiras