Siga-nos

Barreiras

Setor de hemodinâmica é inaugurado no Hospital do Oeste

Inaugurado pelo Governador Rui Costa, o setor de hemodinâmica será responsável pela realização de diversas cirurgias cardíacas. Saiba mais!

Publicado

em

Há pouco tempo atrás, cirurgias cardíacas exigia a realização de procedimentos muito invasivos, que demandavam um grande esforço por parte da equipe médica e um longo processo de recuperação para o paciente. Felizmente, a tecnologia avançou e, por isso, hoje esses procedimentos são menos invasivos e geralmente são realizados no chamado Setor de Hemodinâmica das unidades de saúde.

No entanto, até então a Região Oeste não contava com nenhuma unidade de saúde devidamente equipada para realizar esses procedimentos hemodinâmicos. Contudo, isso já está prestes a mudar. Nesta segunda-feira (16), o Governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou o Setor de Hemodinâmica do Hospital do Oeste (HO).

Orçada em R$ 5,5 milhões, esse Setor conta com instalações e equipamentos de última geração, destinados ao tratamento de pacientes com problemas cardíacos. Por isso, agora o HO já é capaz de realizar procedimentos como angioplastia coronariana, cateterismo, arteriografia vascular e implantação de marca-passo.

“Isso aqui que nós estamos materializando, realizando, é um sonho para a Região Oeste da Bahia. É uma grande revolução na saú de pública no Oeste da Bahia. Hoje estamos aqui entregando um setor de serviços cardíacos. (…) O serviço aqui no Oeste pode fazer a diferença entre a vida e a morte”

, ressaltou Rui Costa durante entrevista coletiva exibida na TV Câmara de Barreiras.

Setor de oncologia do HO será inaugurado em novembro

Durante a inauguração do setor de hemodinâmica do Hospital do Oeste, o Governador Rui Costa revelou que retornará à Barreiras para inaugurar o Setor de Oncologia do HO, onde serão realizados tratamentos de pessoas diagnosticadas com câncer, como quimioterapia e radioterapia.

“Nós também vamos poder fazer cirurgias cardíacas mais complexas, porque nós também estamos ampliando o número de UTIs aqui do hospital (HO), vamos acrescentar mais 20 leitos de UTI, que serão destinados à cardiologia. Portanto, com esses procedimentos, nós poderemos aumentar o volume dessas cirurgias e a complexidade dessas cirurgias aqui no Oeste”, completou o governador.

Foto/reprodução: Fernando Vivas/GOVBA

Fala Barreiras