Siga-nos

Barreiras

Seletiva de festival artístico acontece em Barreiras

Evento promovido pela Federação das Apaes do Estado da Bahia e Apae Barreiras reúne unidades de sete cidades baianas

Publicado

em

XI Festival Nossa Arte

No dia 25 de março, acontecerá a seletiva regional do XI Festival Nossa Arte, na cidade de Barreiras, no Instituto Federal da Bahia (IFBA). O evento é organizado pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em parceria com a Apae de Barreiras, e tem o intuito de escolher os candidatos que participarão da competição final em maio, na cidade de Guanambi. Um grupo de jurados terá a missão de avaliar as apresentações dos artistas de sete unidades apaeanas.

“As seletivas são uma amostra desse momento tão especial que é o festival. Estamos muito ansiosos para prestigiar essa grande festa das artes, repleta de emoções e que tanto valoriza os nossos assistidos”, afirma Narciso Batista, presidente da Federação.

Com o objetivo de estimular a prática artística entre as pessoas com deficiência e evidenciar talentos, o festival conta com diversas modalidades. São elas: dança (todos os estilos, incluindo danças de ruas, populares e folclóricas); música (instrumental, vocal, banda, fanfarras); artes literárias (poesia, literatura de cordel, conto e prosa); artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica, escultura, instalação, maquete, mosaico, reciclagem e artesanato em geral); e teatro (tragédia, comédia, drama, sátira).

Para Antônio Marques, coordenador de Artes da Feapaes-BA, o festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos talentos dos assistidos e é um estímulo para o desenvolvimento da confiança e da autoestima. “A arte tem um papel primordial na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, pois favorece a reabilitação e a formação desses indivíduos, além de permitir que se expressem e compartilhem suas histórias”, pontua.

Participam da seletiva em Barreiras as Apaes dos seguintes municípios: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Correntina, Érico Cardoso, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. “Tudo que vem a acrescentar no desenvolvimento do intelecto e do bem estar dos nossos assistidos é de grande importância para nós. Estamos com grandes expectativas”, comenta Marco Antônio de Lira, presidente da Apae de Barreiras.