Siga-nos

Barreiras

Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras lança Campanha de combate às queimadas. Saiba como denunciar!

Campanha de combate às queimadas conta com o apoio do Ibama, Prevfogo, Inema e Corpo de Bombeiros. Conheça os contatos para denunciar!

Publicado

em

Em parceria com o Ibama, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras lançou uma campanha de alerta para evitar a proliferação das queimadas no município.

Com o tema “Queimadas! Apague essa ideia. Respeite a Vida”, a campanha de conscientização conta com peças publicitárias como outdoor, spots em rádios, folders, vídeo para redes sociais e também, em blogs.

Além disso, materiais informativos serão entregues pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros e Prevfogo, chamando a atenção para as formas de evitar as queimadas e suas consequências tanto para o meio ambiente, quanto para a população em geral.

De acordo com o secretário de meio ambiente, Demósthenes Júnior, o início dessa campanha coincide com o fim do período chuvoso, que é o momento de maior incidência de queimadas criminosas e acidentais.

“Historicamente as queimadas urbanas ocorrem, principalmente, pela queima do lixo doméstico, folhas e pela limpeza inadequada de lotes baldios. Já na área rural, a maioria das queimadas está relacionada à caça e à limpeza de áreas”, destacou o secretário.

A fiscalização desses locais de queimada é realizada através de denúncias. Ao receberem as denúncias, os fiscais que fazem parte dessa campanha se dirigem até o local para verificar a ocorrência de queimadas. Nesse momento, eles aplicam penalidades previstas na legislação ambiental.

Como denunciar a ocorrência de queimadas?

Em caso de queimadas em lotes, as ligações devem ser feitas para o 193 (Corpo de Bombeiros), informando o endereço completo, se há residências ou imóveis próximos à área.

Além disso, é possível realizar a denuncia na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através do telefone 3612-9600. Nesse caso, é necessário informar o endereço e, se possível, o responsável pelo início da queimada.

No entanto, em caso de queimadas em florestas e na zona rural, é necessário ligar para o Inema (0800-0711400) ou à Secretaria (3612-9600).

Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras lança Campanha de combate às queimadas. Saiba como denunciar!

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras