Barreiras
Secretaria de Assistência Social de Barreiras realiza ações para conscientizar sobre a violência e maus tratos contra os idosos
Ações tem sido realizadas nos CRAS e CREAS de Barreiras para discutir sobre a violência contra os idosos, especialmente após a pandemia.


No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data é marcada por movimentos assistenciais que levantam debates sobre a situação da terceira idade em todos os países do mundo, principalmente após a pandemia, que mantém no mesmo ambiente a vítima e o agressor, o que resulta em violações diárias dos direitos dessa parcela da população.
Por isso, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, tem desenvolvido nos CRAS e CREAS, palestras de conscientização para trabalhar esses assuntos.
Na última terça-feira (29), por exemplo, uma roda de conversa direcionada à proteção dos idosos no CRAS II, localizado na Morada da Lua. Na ocasião, a subsecretária Carmelita Pimentel, junto com a equipe técnica do CREAS, assistentes sociais e psicólogas dialogaram com os idosos que são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV.
Durante o encontro, a equipe técnica do CREAS abordou os tipos de violência, assim como os direitos dos idosos. Além disso, foram distribuídos panfletos educativos com telefones úteis do Disque Direitos Humanos, Polícia Militar, Delegacias, CREAS e CRAS. Esses contatos são essenciais para a realização de denúncias aos atos de violação dos direitos da pessoa idosa.
Vale ressaltar que, de acordo com a coordenadora do CRAS II, Carla Quinteiro, existem várias formas de agressão aos idosos, sendo a psicológica e emocional facilmente constatadas. Além da violência emocional, também é possível identificar situações de abandono, agressões verbais, financeira, sexual e até física contra idosos.


Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43