Siga-nos

Barreiras

Saiba como será a rotina do laboratório da UFOB onde serão realizados testes para diagnosticar a Covid-19

O laboratório de Campanha da UFOB já foi certificado pelo Lacen

Publicado

em

Informações e fotos: Dircom Barreiras

O Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) está instalado no campus Reitor Edgard Santos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras, Oeste da Bahia, e terá papel central no diagnóstico e monitoramento da doença Covid-19 causada pelo novo coronavírus.

Inicialmente serão analisadas 30 amostras diárias, de segunda a sexta-feira, que serão enviadas pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS 11). Conforme informado pelo diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da UFOB, Rafael Simões, os resultados dos exames deverão ficar prontos em até 72h, as amostras positivas não precisarão de contraprova, uma vez que o laboratório de Campanha da UFOB já foi certificado pelo Lacen.

“A concentração do recebimento das amostras ainda continua pelo Núcleo Regional de Saúde, então não iremos receber pacientes e nem amostras direta dos municípios. Esse procedimento é realizado pela Vigilância Epidemiológica do Estado que encaminhará uma vez por dia ao laboratório, e será analisada pelos profissionais e técnicos responsáveis da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde”, destaca Rafael Simões.

Essa rotina no processo de testagem à Covid-19 no município de Barreiras será em tempo real, como explica o responsável técnico pelo LAIVE.

“As amostras, que serão coletadas pelos serviços de saúde dos municípios do oeste da Bahia, serão analisadas pela UFOB com objetivo de identificar a presença do genoma do Coronavírus, para isso, será utilizado a técnica do PCR Real Time, em tempo real”, pontuou Dr. Jaime Amorim.

Conhecendo de perto toda estrutura do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores, o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, destacou a importância desse trabalho que passa ser realizado no município de maneira pioneira e atenderá toda macrorregião do Oeste da Bahia a partir dessa terça-feira (12).

“Esse é um grande avanço, antes os testes eram realizados em Salvador, quase 900 km de nossa cidade, e a partir dessa terça-feira os testes serão realizados em nosso município. Essa nova jornada faz parte da parceria da Prefeitura e Barreiras, junto à UFOB, iniciativa privada e o Governo do Estado. Teremos um quantitativo maior de testes sendo realizados por dia, essa ação é muito importante para nossa população e para o perfil epidemiológico que passa a ser traçado com segurança e celeridade em nosso município”, disse o secretário.

“Para esse momento, nós tivemos uma parceria importante com a iniciativa privada e pública, a região oeste recebe agora um legado associado, o que já era portado à Universidade hoje é colocado à disposição, além da nossa pesquisa científica, é a prestação de mais um serviço a toda a comunidade”, concluiu o reitor da Ufob.

Fala Barreiras