Siga-nos

Barreiras

Qual a melhor Internet Banda Larga?

Publicado

em

Qual a melhor Internet Banda Larga

Assunto que ainda gera muitas dúvidas em consumidores do Brasil inteiro, a internet banda larga é um item essencial para a vida moderna. Hoje bem distantes da fase da internet discada, ocupando uma linha de telefone fixo com cobrança proporcional, os serviços de conexão oferecem alta velocidade e wi fi, permitindo muito mais atividades, como jogos online, além de navegação mais rápida e estável para lazer ou trabalho. E a oferta de provedoras de internet banda larga é grande, estimulando a concorrência.

Para decidir entre as várias operadoras em atividade e seus produtos, é preciso conhecer melhor o que significa cada termo. Não basta tentar descobrir qual a internet mais rápida, se é top nos testes de velocidade, etc. Também é preciso avaliar qual o sistema utilizado na conexão, se é fibra óptica, via cabo ou internet via satélite. Parece excessivamente técnico, mas não é nada muito complicado e ao alcance do entendimento de todos.

Não se preocupe mais, pois vamos elucidar agora mesmo várias questões nos tópicos a seguir. Continue lendo e descubra mais sobre o assunto, antes que você clique no botão “confirmar” de qualquer plano de internet fixa. Vamos começar?

Como eu escolho uma Internet Banda Larga?

O critério para escolher entre os planos de Internet Banda Larga é simples, mas composto de alguns tópicos que nenhum consumidor deve esquecer. A ponderação é sempre o melhor caminho e aqui ajudamos você a organizar essas informações, antes de mais nada. Confira abaixo as perguntas que precisam ser colocadas à mesa, quando se trata de escolher o serviço que se encaixa melhor na sua situação.

  • Quanto eu posso gastar por mês?
  • Qual a minha real necessidade, em se tratando de acesso à internet?
  • Quantas pessoas usam a internet na residência e o que elas acessam?
  • Qual a tecnologia é melhor na minha circunstância?
  • Essa tecnologia está disponível ou em vias de chegar à minha região?

Memorizando por cima essas perguntas, já podemos deixar muita coisa pelo caminho e seguir em frente em busca da melhor internet banda larga. Agora, também é necessário entender melhor o que significa cada sistema de conexão e quais você já tem disponíveis em sua localidade. 

O que é uma Internet Banda Larga?

A Internet Banda Larga é o sistema que tomou o lugar das velhas conexões discadas, que necessitavam de uma linha telefônica, ocupavam a mesma e faziam a cobrança por pulsos telefônicos, gerando custos altos. Dependendo da sua idade, aquele som de conexão discada marcou sua vida de uma forma muito negativa, já que era tudo tão demorado e precário. 

Quando a Internet Banda Larga chegou ao Brasil, foi uma verdadeira revolução, mas para quem tinha recurso naquele momento, pois era bem mais caro. A modernização da tecnologia e a concorrência a tornaram bem mais acessível. 

Qual a diferença da Internet Banda Larga?

Como o próprio termo “Internet Banda Larga” já sugere, existe uma via de trânsito de dados somente para internet, sendo quase 2.000 vezes mais rápida, em média, do que a conexão via telefone. A classificação “banda larga” é atribuída a uma velocidade de internet igual ou superior a 128 kbps.

Os sistemas de conexão à internet banda larga são hoje:

  • Via fibra óptica;
  • a cabo;
  • Via satélite;
  • Rádio;
  • DSL;
  • 3G ou 4G;

Internet fibra óptica

Fibra ótica é atualmente o tipo de conexão que mais se garante em termos de velocidade de internet, além de uma estabilidade geral maior, graças a um sistema de transmissão com filamentos finíssimos, onde os dados circulam através de pulsos elétricos. Isso permite um volume de informação muito maior em menos tempo.

Sua desvantagem é a limitação geográfica, já que a infraestrutura da fibra ótica (ou óptica, tanto faz) demanda maior custo operacional. Por isso, grande parte do Brasil ainda não tem acesso a ela.

A cabo

Operando de forma semelhante à TV a cabo, esse tipo de conexão é semelhante à fibra ótica, porém sem a mesma velocidade de tráfego. De uma forma geral, é um sistema que permite um volume de dados razoável, mas sua estrutura menos avançada sofre com mais oscilações do que a fibra.

Em casos de vizinhanças que ainda não receberam o sistema de cabeamento com a fibra óptica, no entanto, é uma opção interessante e deve ser levada em consideração.

Via satélite

Exatamente como nos casos de TV por assinatura, a cobertura via satélite é uma opção viável para os arredores que ainda não receberam cabo ou fibra. As velocidades neste tipo de conexão não tem como se equiparar aos dois outros sistemas e ainda é preciso de uma antena externa instalada.

Um dos problemas mais relatados por consumidores do sistema via satélite é a oscilação por conta do mau tempo, gerando inconvenientes tanto na diversão quanto no trabalho. Pense nisso também.

Rádio

Parecido com o sistema via satélite, mas, evidentemente, operando por ondas de rádio, é necessário que o cliente também possua uma antena externa. Com uma taxa de velocidade sensivelmente menor, a internet via rádio não é indicada para quem joga online ou depende de grande tráfego de dados diariamente, até mesmo através do consumo de  plataformas de streaming.

Além de um sistema com sensíveis deficiências na comparação com seus pares, não é uma opção facilmente encontrada em várias localidades do Brasil. 

DSL

No caso do DSL, o sistema lembra os tempos da conexão discada e chega até a ser uma raridade no país. Isso porque depende de uma linha telefônica fixa instalada no local, mas não a ocupa em caso de acesso à internet simultâneo a uma ligação. Além disso, também estabelece uma mensalidade única, sem cobrança por pulso telefônico.

Um pesadelo para quem gosta de fazer downloads de arquivos pesados ou utilizar streaming, já que não tem estrutura para alcançar grandes velocidades, em relação aos outros sistemas. Compare sempre levando em conta seu consumo.

3G / 4G

Se a conexão via satélite se mostra uma alternativa para vizinhanças onde o cabo e a fibra ainda estão ausentes, sistemas que operam através de sinal 3G ou 4G também podem ser considerados neste caso. Seu funcionamento é através de chip instalado dentro de um modem, por onde o sinal é distribuído via wi fi dentro do recinto. 

Entre as desvantagens, a conexão oscila como qualquer sinal de celular – lembrando que seus aparelhos terão conexão somente via wi fi – e as cobranças são baseadas em franquias de dados. No entanto, existe uma praticidade na instalação, feita pelo próprio cliente, que praticamente só precisará escolher o local onde vai posicionar o modem e ligá-lo. 

Qual é a melhor internet de banda larga?

A resposta para essa pergunta, conforme já deixamos claro, é relativa e varia de caso para caso. Nunca se esqueça de avaliar os planos tendo em vista sua situação geral, como localização, orçamento mensal e outros itens pessoais. Apesar disso, as pesquisas realizadas por órgãos oficiais são um bom complemento e podem fazer a diferença na hora de escolher.

A ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, realiza periodicamente sua pesquisa de satisfação no segmento, colhendo opiniões dos usuários de várias operadoras e ranqueando a partir da média de cada uma. Assim, é possível traçar um comparativo, ainda que não exatamente objetivo, sobre as empresas atuantes na área. Com uma nota máxima de 10, confira na tabela abaixo as classificações divulgadas em matéria de satisfação geral de usuários.

OperadoraNota geral dos clientesÁrea de cobertura
Unifique7,76SC
Brisanet7,73Região Nordeste
Algar7,13Nacional
TIM6,91Nacional
Vivo6,80Nacional

Verifique se a operadora está presente em sua região e informe-se sobre os planos disponíveis. Também existem diversas outras pesquisas que podem guiar a sua escolha. Continue lendo e descubra mais.

Qual a Internet Banda Larga mais rápida?

O site Minha Conexão realiza também sua própria pesquisa e aponta quais operadoras se destacam no quesito velocidade, entre aquelas de atuação mais restrita e as que contam com maior alcance dentro do território nacional. Confira a seguir o ranking.

Operadora / PlanoVelocidadeAtuação
Vivo Fibra130,34 MbpsNacional
Banda Larga Claro NET122,38 MbpsNacional
TIM Live133,85 MbpsNacional
Oi Fibra99,7 MbpsNacional
Algar87,74 MbpsNacional
Delta Fibra574,61 MbpsRegional
Linkup Telecomunicações558,88 MbpsRegional
FHPInternet496,53 MbpsRegional
Mais Web (Grupo Nicnet)440,64 MbpsRegional
Kasatech431,97 MbpsRegional

Qual é a velocidade ideal de Internet Banda Larga?

Mais uma pergunta com a mesma resposta. Depende, já que, afinal de contas, os perfis de utilização de internet são muito variados e podem diferir muito de um cliente para outro. A seguir, tentamos relacionar algumas das atividades mais comuns e o quanto isso exige de uma conexão à internet. 

Aqui temos um complemento às perguntas feitas no começo deste artigo. Avalie a partir do seu consumo real de internet, para que não haja gastos desnecessários. Confira:

UsuárioAtividadeVelocidade média ideal
LeveLer emails, acesso a redes sociais, sites de notíciaA partir de 5 MB
ModeradoAssistir vídeos e plataformas de streaming10 a 30 MB
PesadoJogos online , downloads de grandes arquivos e assistir vídeos em HD.Mínimo de 50 MB

Internet Banda Larga que atende por todo o país

Entre as operadoras que vão mais longe em território nacional, temos cinco empresas presentes em quase todos os cantos do país. São elas a Claro NET, SKY Banda Larga, Oi Fibra, Vivo Fibra, Tim Live. Cada uma delas traz alguma particularidade que pode ser o diferencial que você estava procurando. Combos de telefonia e/ou TV por assinatura que diminuem o valor das assinaturas são bastante comuns.

Para regiões metropolitanas, a maioria delas já trabalha com fibra óptica, oferecendo mais velocidade e estabilidade aos assinantes. A SKY, por outro lado, é uma bela alternativa para as regiões mais afastadas, pois trabalha com a tecnologia 4G, facilitando todo o processo de instalação e ainda oferecendo facilidades em caso de aquisição de pacote de TV por assinatura. 

Confira cada uma delas e compare prós e contras. A melhor ferramenta para evitar dores de cabeças posteriores é o cuidado e o realismo em termos de necessidade x produto. Pague pelos planos em que sabe que aproveitará o recurso ao máximo. 

Internet Banda Larga de atuação regional

Quem mora em uma capital ou próximo de alguma não tem ideia da quantidade de pequenas operadoras em atividade hoje, levando serviços de conexão à internet para várias localidades mais afastadas. Ou mesmo oferecendo isso em bairros das próprias metrópoles, com a mesma eficiência das grandes, abocanhando uma fatia da clientela. 

O Cetic – Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação – estima que, atualmente, estão em atividade no Brasil cerca de 12826 operadoras de internet. A maioria delas microempresas, com atuação em algo por volta de cinco municípios.

Algumas você já viu ao longo deste artigo. Abaixo, relacionamos as principais operadoras de âmbito regional em atividade. De repente, uma delas pode atender sua região com um serviço muito bom. 

  • MHNET
  • Brisanet
  • JustWeb
  • Algar Telecom
  • Blink Telecom
  • Master Cabo
  • VIP Telecom

Agora ficou mais fácil escolher sua Internet Banda Larga

Com tanta informação disponível, ninguém mais fica tão confuso na hora de buscar a melhor operadora com um plano ideal de Internet Banda Larga à disposição. Como últimas recomendações, além da pesquisa da ANATEL e o ranking Minha Conexão, ainda existem diversas entidades de proteção aos direitos do consumidor que conduzem pesquisas por conta própria e divulgam seus resultados. A Proteste é uma delas, então mantenha isso em mente sempre que precisar saber mais sobre uma empresa ou serviço.

Você também pode pesquisar no Reclame Aqui e verificar a quantidade de pessoas insatisfeitas e os motivos que levaram a essas reclamações. Lá mesmo também são disponibilizadas as respostas da empresa, além do tempo que levou para que isso acontecesse. Uma ferramenta muito útil, sem dúvida, onde consumidores podem se expressar livremente e deixar isso público.

Depois dessa enxurrada de dados, a sua busca pela melhor Internet Banda Larga já não parece mais uma tarefa tão complicada, não é mesmo?

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras