Siga-nos

Barreiras

Programa Mortalidade Zero é implementado em Barreiras

O Programa Mortalidade Zero é uma ação da Fundação Abrinq em parceria com a Prefeitura e tem como meta zerar os óbitos infantis por causas evitáveis.

Publicado

em

A Prefeitura de Barreiras firmou um termo de cooperação com a Fundação Abrinq para que o município seja integrado ao Programa Mortalidade Zero até o dia 31 de dezembro de 2022.

Esse programa é uma iniciativa da própria Fundação Abrinq, que já atua em várias cidades do país e tem como meta zerar os óbitos infantis por causas evitáveis.

Com a assinatura do termo de cooperação, essa parceria resultará no desenvolvimento de ações nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, como capacitações profissionais, para reduzir os índices de mortalidade infantil no município.

Para alcançar esse objetivo, durante a vigência da cooperação, a Prefeitura de Barreiras disponibilizará mensalmente para a Abrinq dados epidemiológicos do município, como número de nascidos vivos, óbitos infantis por causas evitáveis, gestantes atendidas da rede, dados referentes à doação de leite materno aos bancos de leite e percentual de mães que realizam o aleitamento materno exclusivo.

Além disso, também serão formados grupos de trabalho para construir planos de ações com a finalidade de reduzir os óbitos infantis em Barreiras.

Em contrapartida, em função da parceria pelo Programa Mortalidade Zero, a Fundação Abrinq será responsável pela realização de formações para profissionais da saúde, bem como pelo incentivo a criação de grupos de gestantes e pela implantação do Comitê de Mortalidade Infantil no município.

De acordo com o Prefeito Zito Barbosa, outras ações acordadas serão desenvolvidas no decorrer do ano de vigência da parceria, incluindo encontros entre as três secretarias envolvidas para a construção de um Plano Intersetorial de redução de óbitos, entre outras iniciativas.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras