Siga-nos

Barreiras

Programa Barreiras 2030: Prefeitura divulga as 30 metas de desenvolvimento para a Cidade do Futuro

As metas do Programa Barreiras 2030 devem ser executadas nos próximos 10 anos, com projetos que já começaram ser executados.

Publicado

em

Nessa quinta-feira (16), a Prefeitura de Barreiras realizou o evento de lançamento do Programa Barreiras 2030 – Cidade do Futuro.

A apresentação, realizada na área externa da Escola Mirandolina Macêdo, contou com a presença de várias autoridades, empresários e representantes de diversas instituições de Barreiras, que finalmente puderam conhecer quais são os planos da atual gestão para o futuro do município.

Através do Programa Barreiras 2030, a atual gestão municipal apresentou um plano de 30 metas que deverão ser utilizadas como guia para a elaboração de políticas públicas para os próximos 10 anos.

Em entrevista concedida ao Fala Barreiras, o Prefeito Zito Barbosa explicou que o prazo para a conclusão dessas metas é extenso porque o objetivo é executar projetos grandes, cuja a execução deve ser continuada pelas próximas gestões.

“Nós estamos pensando no futuro. Nós estamos deixando as coisas amarradas para que o próximo gestor tenha o compromisso de continuar esse planejamento que foi feito agora. Barreiras não pode ter uma descontinuidade. O próximo gestor tem que dar continuidade àquilo que está dando certo, que está beneficiando a população”, explicou o Prefeito.

Zito Barbosa também afirmou que as 30 metas são difíceis de serem alcançadas, mas não são impossíveis. Segundo ele, outros planos audaciosos, que também apresentavam metas difíceis de serem alcançadas, já foram executados na cidade, como o Desenvolve Barreiras e o Pavimenta Barreiras, que já permitiu a pavimentação de 90% do município.

Programa Barreiras 2030: Prefeitura divulga as 30 metas de desenvolvimento para a Cidade do Futuro

Parte das metas do Programa Barreiras 2030 já começou a ser executada

Ainda de acordo com o prefeito, parte dessas metas ainda será trabalhada durante a atual gestão. Entre elas, se destaca a implantação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que deve melhorar o trânsito da cidade.

Nós vamos estar apresentando em audiência pública, já no próximo dia 30 de setembro, na Câmara de Vereadores para acatar e ouvir sugestões da população e, em seguida, nós vamos submeter à Câmara de Vereadores para que, transformando o Plano de Mobilidade Urbana em projeto de lei, nós possamos executá-lo. E nós já estamos fazendo alguma coisa que diz respeito ao plano de mobilidade. O plano é audacioso, ele sugere muita coisa que tem que ter muita coragem para executar, mas como eu disse hoje, uma das coisas que vai sugerir o Plano de Mobilidade Urbana é a intervenção no trecho da BR-242 que corta a nossa cidade. A Câmara Municipal já aprovou a municipalização de parte deste trecho, que vai da ponte, que a gente chama de Ponte de Cimento, até a rotatória do Anel Viário na saída de Angical. Portanto, nós já estamos pensando e trabalhando para que este projeto possa ser viável e ser executado”, afirmou o Prefeito.

Programa Barreiras 2030: Prefeitura divulga as 30 metas de desenvolvimento para a Cidade do Futuro

Barreiras como Portal de Entrada para o Jalapão

Outra área que deve ser trabalhada pela atual gestão municipal é o turismo. Uma das metas do Programa Barreiras 2030 é colocar o município entre os 50 maiores destinos turísticos do ecoturismo do Brasil.

De acordo com o Prefeito Zito Barbosa, um dos projetos para conseguir alcançar essa meta é transformar Barreiras no Portal de Entrada para o Jalapão, Tocantins

, que é um dos pontos de ecoturismos mais visitados do país.

Para isso, é importante aproveitar as potencialidades da Cachoeira do Redondo e da Cachoeira do Acaba Vida, que são maiores e possuem uma vazão de água superior aquelas do Jalapão e de outros pontos turísticos do Brasil

“Para vocês terem uma ideia, o Jalapão, entre janeiro até final de agosto, em plena pandemia, recebeu mais de 200 mil turistas. Imagine se parte desses turistas passam por Barreiras? Transformando Barreiras no portal de entrada, esse turista vai conhecer e vai ter a oportunidade de permanecer um dia ou dois no nosso município e vai ter a oportunidade de conhecer as belezas que nós temos. Nós não temos só cachoeiras, nós temos diversos rios, diversas atrações aqui que nós podemos mostrar para o Brasil e também para o mundo. E nós acreditamos que, com essa ação de transformar Barreiras em portal de entrada para o Jalapão, nós vamos atrair o turista para a nossa cidade”, explicou o prefeito.

Programa Barreiras 2030 também deve contar com parcerias

Programa Barreiras 2030: Prefeitura divulga as 30 metas de desenvolvimento para a Cidade do Futuro

Para implementação de grandes metas, a Prefeitura de Barreiras também deve contar com grandes parcerias. Uma delas é a participação e o apoio popular, já que a população precisa participar, votar e sugerir ações em relação a concretização de várias políticas públicas, como aquelas relacionadas a segurança pública.

O apoio de instituições e empresas locais também serão fundamentais para alcançar essas metas, já que eles também serão impactados pelas mudanças que devem ocorrer no município.

Ainda de acordo com Zito Barbosa, o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal também serão importantes para a concretização de alguns projetos. Uma das metas do Programa Barreiras 2030 é transformar a cidade num Polo de Logística e Distribuição.

Contudo, para alcançar esse objetivo, é essencial a conclusão da construção da FIOL e a reforma do aeroporto de Barreiras, que é um projeto antigo e muito necessário para o desenvolvimento do município.

Por isso, a Prefeitura manterá o contato com as demais esferas públicas para cobrar que esses projetos saiam do papel, já que eles não podem ser realizados apenas pelo município.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras