Siga-nos

Barreiras

Profissionais da imprensa de Barreiras devem ser vacinados, pede Vereadora Teteia Chaves

A Vereadora Teteia Chaves realizou uma indicação na Câmara de Barreiras solicitando que profissionais da imprensa também sejam vacinados.

Publicado

em

Compreender a realidade, apurar a veracidade dos fatos e compartilhar notícias relevantes para o público são alguns dos ofícios dos profissionais da imprensa. Exercer todas essas funções já era difícil antes da pandemia, mas a situação se tornou ainda mais delicada em plena pandemia, cenário que obriga esses profissionais a se exporem a situações de contágio para conseguir informar a população.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), somente na Bahia 27 profissionais de imprensa, entre jornalistas e radialistas, perderam a vida em função da COVID-19. Além disso, o estado já registra mais de 400 casos de profissionais contaminados desde o ano passado.

Na última semana, 2 profissionais dessa categoria, um de Juazeiro e outro de Xique-Xique, faleceram em função da doença. Apenas nesta semana já foram registradas 3 mortes de radialistas no estado, em Itamaraju, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.

Embora ainda não haja dados relativos ao falecimento desses profissionais na Região Oeste, muitos deles já foram infectados. Apesar disso, somente São Felix do Coribe, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves acataram a decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e aprovaram a inclusão da categoria nos planos de vacinação em seus municípios.

No entanto, até o momento, os jornalistas de Barreiras não for am contemplados com essa decisão. Mas, felizmente, tudo indica que isso está prestes a mudar.

Projeto apresentado à Câmara de Barreiras pede a vacinação dos profissionais de imprensa

Nesta terça-feira (01), a vereadora Teteia Chaves apresentou na Câmara Legislativa de Barreiras uma indicação, direcionada ao prefeito Zito Barbosa, solicitando a inclusão dos profissionais de imprensa no cronograma de vacinação contra a Covid-19.

A vereadora alega que, de acordo com Decreto nº 10.288/2020 do Governo Federal, a categoria está incluída como serviço essencial.

Além disso, o projeto de indicação de Teteia Chaves atende ao pedido da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), que solicitou a inclusão desses profissionais entre os grupos prioritários da vacinação, já que eles atuam na linha de frente, trabalhando pela apuração dos fatos relacionados à crise pandêmica.

Para completar, a Fenaj também salienta que os profissionais de imprensa informam a sociedade sobre os assuntos pertinentes à COVID-19, com dados checados, combatendo diariamente as fake news.

“Protocolei uma indicação para incluir os profissionais da imprensa na vacinação contra a COVID-19 por estar na linha de frente, sempre trazendo grandes informações pra gente, sem ter medo do perigo, sem ter medo desse vírus invisível. Quero aqui, mais uma vez, parabenizar vocês, guerreiros, que trazem notícias para o dia a dia desse vírus invisível. Que vocês possam a cada dia trazer mais notícias para nos deixar mais informados”, declarou a vereadora Teteia Chaves durante a sessão ordinária realizada virtualmente nesta terça-feira (01) pela Câmera de Vereadores de Barreiras.


Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras