Barreiras
Prefeitura de Barreiras encerra Plano de Desenvolvimento Socioterritorial após seis anos de trabalho no Residencial São Francisco
Programação especial foi realizada para celebrar o encerramento e reforçar a continuidade dos serviços socioassistenciais oferecidos aos moradores…


A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou no último sábado (25) o encerramento do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial no Residencial São Francisco, após seis anos de trabalho e desenvolvimento de estratégias de curto, médio e longo prazo. O objetivo do plano era promover o empoderamento dos moradores e fortalecer sua responsabilidade em relação ao bairro em que vivem.
O encerramento contou com a presença das famílias do bairro, do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, e da subsecretária de Assistência Social, Maritânia Gonçalves, representando a pasta. O Plano foi financiado pela Caixa Econômica Federal com contrapartida do Município e foi implantado pela Secretaria de Assistência Social através da Diretoria de Habitação.
O Plano de Desenvolvimento Socioterritorial incluiu uma série de estratégias, processos e ações que abrangem as dimensões social, econômica, produtiva, ambiental e político-institucional do território e da população beneficiária. Durante os seis anos de implementação, foram realizados plantões sociais, formação de grupos de convivência para mulheres e crianças, atividades esportivas e visitas domiciliares.
O encerramento do plano contou com uma programação especial, que incluiu a disponibilização de serviços socioassistenciais, atualização de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), serviços do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e oficinas para as crianças. No Residencial São Francisco, 1.476 famílias são acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do CRAS III.
De acordo com a Secretaria, a programação de encerramento do Plano Socioterritorial foi uma forma encontrada para reforçar junto aos moradores que os serviços socioassistenciais terão continuidade por meio das equipes que estão presentes no dia a dia dos moradores. A subsecretária Maritânia Gonçalves afirmou que é gratificante ver o resultado do trabalho realizado e que as famílias do Residencial São Francisco agora têm autonomia para seguir em frente.