Siga-nos

Barreiras

Prefeitura de Barreiras divulga trabalho de manutenção e podas de árvores na cidade

Divulgação aconteceu após matéria publicada no Falabarreiras sobre rapaz que caiu e se machucou ao tentar realizar o serviço por conta própria…

Publicado

em

Poda de Árvores

Foto: Dircom Barreiras

A poda de árvores e a correta manutenção dos espaços públicos são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a segurança da população. Muitos problemas podem ser evitados pelo devido acompanhamento e cuidado que devem ser realizados pelas prefeituras. Recentemente, um morador do bairro Vila Dulce em Barreiras, oeste da Bahia, se machucou gravemente ao tentar realizar o serviço por conta própria após solicitar da prefeitura e não ter sido atendido. A matéria sobre o ocorrido foi publicada no site Falabarreiras (VEJA AQUI!).

Para efetivar essa manutenção, a Prefeitura de Barreiras disponibiliza o serviço de poda, garantido por lei, que se responsabiliza pela conservação arbórea da cidade. De acordo com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura (DIRCOM), as equipes se revezam realizando podas, repodas e retiradas de galhadas e árvores secas, priorizando a segurança dos cidadãos, principalmente em pontos como esquinas e cruzamentos, onde árvores com galhos salientes podem dificultar a visibilidade dos motoristas, e, consequentemente, causar acidentes.

Poda de Árvores

Em 2022, 22.837 árvores foram podadas e 64 que estavam caídas, retiradas de ruas e outros pontos. Somente no mês de dezembro, com a intensificação das chuvas, os profissionais da secretaria retiraram 14 árvores caídas. Durante o ano também foi realizada a remoção de 48 árvores mortas.

Atualmente, as manutenções se estenderam a podas em praças na Vila Rica; Praça Marechal Deodoro, com retirada de galhas caídas de uma Paineira (Barriguda); limpeza e roçagem, na Praça da Assembleia de Deus na Vila Amorim e Posto de Saúde Antônia Zélia, no mesmo bairro, repoda em árvores da Av. ACM, e na zona rural, a equipe de podas realizou trabalhos no Posto de Saúde do Bezerro. De acordo com o coordenador de Praças e Jardins, Genivaldo Laurindo, estas são ações já previstas, porém, quando há necessidade de intervenções solicitadas pelos moradores, os interessados precisam se dirigir à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Poda de Árvores

“Realizamos a poda de aproximadamente 500 árvores todos os meses, no entanto, quando há contato de galhos com a fiação elétrica, neste caso, a Coelba se encarrega de executar o serviço”, esclarece a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos.

De acordo com a subsecretária, toda poda precisa ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente e nenhuma árvore, principalmente as com maior tempo de vida, podem ser retiradas sem este consentimento. Sempre que um morador necessitar destes serviços precisa, primeiramente, se reportar àquela Secretaria, e uma vez autorizado o morador deve contatar alguém que tenha conhecimentos e equipamentos adequados para realizar a poda ou supressão da árvore.

“Nos casos que se enquadram dentro da responsabilidade pública, nossas equipes mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, incluem na agenda de trabalho para realizar a intervenção” ressalta Luzeni Santos.

Poda de Árvores

Da redação com dados e fotos da Dircom/Barreiras