Siga-nos

Barreiras

PM e GM se unem pela paz no Carnaoeste 2014

Publicado

em

Por: Alexandra Baltzidis

Harmonia: Polícia Militar e Guarda Municipal
10º BPM realiza palestra para GM de Barreiras

01Na tarde dessa terça-feira, 25, houve uma reunião na Câmara Municipal de Barreiras entre a Polícia Militar e Guarda Municipal para implementar e unificar as forças durante o Carnaoeste 2014. Na oportunidade o 10º BPM fez uma Palestra sobre o Carnaval 2014 com explanação dos assuntos: Uso da Tonfa e Bastão, Legislação Operacional, Abordagem Policial, Busca Pessoal, Condução de Patrulha em Festa de Largo, Imobilizações e Algemação para a Guarda Municipal de Barreiras-BA.

A palestra foi ministrada pelos Oficiais Maj PM Uzêda (Subcomandante do 10º BPM), o Asp. PM Eder e Asp. PM Meyer. Também esteve presente na Instrução, o Comandante da Guarda Municipal, Sr. Marcelo Feitosa.

O Comandante da Guarda Municipal determinou no dia de ontem, a “parada” da Guarda para que os servidores pudessem acompanhar a palestra.

O Major Uzêda destacou que esta instrução é de grande importância, tanto para os servidores da Guarda, quanto para a PM que usará a mesma técnica de Salvador, “as técnicas de imobilização e procedimentos usados no carnaval de Salvador serão utilizadas aqui e estamos repassando aos servidores de segurança barreirenses, como também as abordagens feitas no período das festas”.

Já o Comandante da Guarda, Marcelo Feitosa, disse que se um indivíduo tiver uma atitude agressiva, a Guarda tem toda autonomia para conter essa pessoa, imobilizando-a, tanto para segurança do servidor em serviço, como para a própria segurança do indivíduo.

Os Aspirantes Mayer e Eder, com experiência em vários carnavais violentos, como o de Salvador, mostraram formas de abordagens e seus princípios, tudo baseado na lei. Como é uma abordagem? Como se faz? Foram feitas demonstrações de métodos de abordagens a pé. “Irão abordar, não só aqueles que são suspeitos, mas para identificar, orientar e dar algum tipo de instrução a qualquer cidadão”.

A segurança contará no circuito com seis postos elevados, uma Delegacia Especial de Área (DEA) onde estarão a GMC, os Bombeiros, o Conselho Tutelar e outros órgãos de segurança. Haverá um posto da Polícia Militar na Prefeitura e outro no Posto Sabrina.

A maior novidade deste carnaval será que todo o circuito estará sendo monitorado para maior segurança das pessoas presentes no circuito Aguinaldo Pereira. Quem for brincar o carnaval no intuito de, apenas, se divertir, terá mais segurança, mas quem estiver mal intencionado, deverá pensar bem, pois os componentes da segurança estarão a postos para impedir qualquer ação que possa comprometer a paz e a alegria no carnaval 2014.

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *