Siga-nos

Barreiras

Pais de alunos realizam movimento em prol da volta às aulas em Barreiras

A expectativa era que o ano letivo de 2021 fosse iniciado no último dia 18 de janeiro…

Publicado

em

Volta às Aulas

Catiane Magalhães | Imagem destaque meramente ilustrativa: Reprodução Jornal Hoje em Dia

Há quase um ano com os filhos fora das escolas e sem definição para a reabertura das unidades de educação, pais de estudantes da rede privada de Barreiras se organizaram em prol do retorno das aulas presenciais na cidade. A expectativa era que o ano letivo de 2021 fosse iniciado no último dia 18 de janeiro, com planos de segurança homologados pela Vigilância Sanitária, mas, por força dos decretos municipal e estadual, ele foi adiado mais uma vez.

Inconformados com a decisão, os pais farão, nesta segunda-feira (1), uma carreata solicitando ao Poder Público a reavaliação da decisão que está prejudicando milhares de estudantes. A concentração será na Câmara de Vereadores de Barreiras, de onde sairão às 17h rumo à Prefeitura. No trajeto farão uma parada em frente à sede do Ministério Público.

O movimento é pacífico e tem o objetivo de chamar atenção das autoridades competentes sobre a importância de retomar às atividades dentro das salas de aula, a fim de manter a qualidade e a eficácia do ensino, bem como a sobrevivência dos empregos gerados pelas escolas. Com a suspensão das aulas presenciais, muitas unidades precisaram reduzir o quadro de funcionários, demitindo alguns colaboradores. Outras anunciaram o encerramento definitivo das atividades, por causa do elevado índice de evasão escolar. Em todo Estado, a redução no número de matrículas em escolas da rede particular é de cerca de 70%.

“Nos mobilizamos virtualmente e organizamos esse movimento porque somos favoráveis ao retorno das aulas presenciais. Ninguém mais do que os pais querem proteger seus filhos, mas entendemos que com a adoção de alguns protocolos a escola é, sim, um ambiente seguro. Até porque muitos alegam preocupação com a saúde física, mas esquece dos prejuízos psicológicos causados pelo afastamento do ambiente e da socialização escolar. Não somos contrários às aulas virtuais. Essas serão mantidas, mas defendemos o direito de quem quer e precisa retomar às aulas presencialmente”, argumentou Thiago Quinteiro, um dos mentores do movimento.

Segundo ele, o próprio movimento adota medidas de segurança. “Estarão cada um em seu carro, usando máscara. Nós não estamos negligenciando o momento, mas tomando todos os cuidados e, dentro do possível, tentando voltar à normalidade”, pontua.

SERVIÇO:
O QUE: CARREATA PELA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS
ONDE: SAÍDA DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS
QUANDO: 01/02, ÀS 17H.

Seja integrante de nosso grupo de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 42

1 Comentário

1 Comentário

  1. Ney

    1 de fevereiro de 2021 às 20:18

    Poderiam pelo menos mostrar que tem responsabilidade e usar máscaras neste protesto ou querem que as aulas voltem de qualquer jeito mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras