Siga-nos

Barreiras

OFICINA CAFÉ COM MEMÓRIA
A ação está sendo desenvolvida no CRAS II, em Barreiras

Idosos da unidade do bairro Morada da Lua participam do projeto social de estimulação cognitiva para a memória…

Publicado

em

Oficina Café com Memória

Foto: Divulgação

A Psicopedagoga Clínica e Institucional, Grazieli Santana, está promovendo uma ação social para os idosos demandatários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), unidade do bairro Morada da Lua, em Barreiras, Oeste da Bahia, por meio da Oficina Café com Memória, um projeto que visa estimular cognitivamente a memória do idoso aprimorando o vínculo social, estabelecendo o fortalecimento dos laços sociais, resultando na melhora da saúde mental.

Oficina Café com Memória

A Oficina Café com Memória surgiu diante da constatação da presença de alta concentração de idosos no bairro (informações advindas diante das demandas e dos  atendimentos clínicos), associado à falta de opções para socialização que gerava um aumento no número de consultas médicas com queixas recorrentes de diminuição da memória, dor no corpo e queixas relacionadas à saúde mental, como tristeza, ansiedade, depressão.

Oficina Café com Memória

Diante deste cenário, a psicopedagoga, dispondo dos seus conhecimentos, tomou a iniciativa de oferecer a oficina gratuitamente em forma de ação social, com intuito de minimizar as queixas, revitalizando o entusiasmo para a vida e diminuindo as queixas de demências que por ventura viessem a serem sinalizadas.

Segundo a psicopedagoga Grazieli Santana, “a estimulação cognitiva ajuda a preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas como memória, atenção, raciocínio, capacidade de resolução de problemas, entre outras, bem como prevenir o declínio cognitivo”.

Oficina Café com Memória
Grazieli Santana, Psicopedagoga Clínica e Institucional | Foto: Reprodução Instagram

A oficina tem ocorrido desde 14 de fevereiro deste ano, sempre às segundas-feiras e terão suas atividades desenvolvidas até 04 de abril de 2022. São atendidos cerca de 50 idosos através de exercícios, jogos, atividades de expressão corporal e psicomotricidade, musicoterapia e arterapia. Para o desenvolvimento das ações, a psicopedagoga conta com a participação voluntária de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade do Estado da Bahia, UNEB campus IX.

“A memória é o real patrimônio de um indivíduo, é o registro da experiência da aprendizagem ao logo de toda a vida. A capacidade de formar, reter e usar as memórias é a principal propriedade do cérebro”. Diz Grazieli Santana.

Oficina Café com Memória

Fala Barreiras