Siga-nos

Barreiras

Número de mortes por COVID-19 em Barreiras aumentou 31,2% apenas em abril

Em comparação com os dados de janeiro, o número de mortes em Barreiras já aumentou 56%. Variante amazônica pode explicar explosão de casos.

Publicado

em

COVID-19 em Barreiras

Quem acompanha os boletins informativos sobre o coronavírus em Barreiras, que são divulgados diariamente no site da Prefeitura de Barreiras, já percebeu que houve um aumento preocupante no número de mortes em função da doença no município. Mas será que esse número aumentou tanto assim?

Para responder essa pergunta, o Fala Barreiras fez um levantamento sobre o número de mortes por COVID-19 nos últimos meses. Entenda os números abaixo:

Número de mortes aumentou 31,2% em abril

De acordo com dados divulgados pela Secretária de Saúde de Barreiras, no dia 1º de abril, o município já contava com 125 óbitos causados pelo novo coronavírus. Porém, segundo o boletim divulgado neste domingo (25), a cidade contabilizava 164 mortes.

Isso significa que somente em abril já foram registrados 39 óbitos, o que representa um aumento de 31,2% no número de mortes por COVID-19 em Barreiras desde o início do mês.

Além disso, o número de casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus também aumentou. No dia 1º de abril, havia 10.472 casos confirmados em Barreiras. Nesse domingo (25), o município contabilizava 11.926 casos confirmados. Isso representa um aumento de 13% ou 1.454 pessoas a mais contaminadas pela doença.

O número de mortes cresceu 56% em relação a janeiro

Quando os dados de abril são comparados aos números de janeiro, a diferença fica ainda pior. No dia 1º de janeiro, o município registrava 105 óbitos por COVID-19. Isso mostra que em 3 meses, isto é, até primeiro de abril, 25 pessoas faleceram em função do novo coronavírus.

Porém, apenas abril, mês que ainda não terminou, já conseguiu superar o número de mortes por COVID-19 dos 3 primeiros meses de 2021. Afinal, somente neste mês, já foram registrados 39 óbitos. Isso significa que, em comparação com os dados de 1º de janeiro, houve um aumento de 56% no número de mortes na cidade.

O número de casos confirmados também aumentou muito desde janeiro. No primeiro dia do ano, a cidade contabilizava 8.085 casos confirmados. Comparando esse número com a informação divulgada nesse domingo, que mostra 11.926 casos confirmados

na cidade, é possível observar que houve um aumento 47% no número de casos positivos registrados na cidade desde o início do ano.

Vale ressaltar que no dia 1º de janeiro, a taxa de ocupação de leitos disponíveis na cidade era de 39%. Atualmente, essa taxa é de 100%, tanto para leitos de UTI, quanto de leitos clínicos.

Variante amazônica pode explicar o aumento do número de mortes e casos em Barreiras

Durante uma entrevista concedida a uma rádio local recentemente, o Professor e Pesquisador da UFOB, Doutor Jaime Henrique Amorim, coordenador do LAIVE, laboratório que tem analisado os testes de COVID-19 da Região Oeste, comentou o que pode explicar o crescimento do número de mortes e casos em Barreiras.

De acordo com o pesquisador, a equipe do LAIVE identificou que a variante amazônica, que é mais agressiva e transmissível, já predomina na Região Oeste. Essa variante pode ser a responsável pela explosão de casos em Barreiras, uma vez que o comportamento da população não mudou tanto nos últimos meses.

Além disso, Jaime Amorim afirmou que faltam medidas eficientes para conter o avanço da COVID-19, que o lockdown tem sido realizado durante um período de tempo incorreto e que somente o distanciamento social e cumprimento das medidas sanitárias cabíveis, como foi aplicado em outros países, poderá reduzir o número de casos na cidade enquanto não há vacina para todos.

E isso não vale somente para Barreiras, mas também para todo o país, já que outras cidades também tem enfrentado a explosão do número de mortes e de casos confirmados de COVID-19.

Número de mortes COVID-19 Barreiras.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43