Siga-nos

Barreiras

Novos professores da Ufob visitam as cinco cidades-sede

Publicado

em

Ascom Ufob

01A Semana de Integração e Acolhimento levou os novos professores aos cinco câmpus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Nos seis dias do evento, eles puderam conhecer as peculiaridades culturais, econômicas e históricas das cidades-sedes e escutar da população as expectativas sobre a implantação da primeira instituição de ensino superior federal da Região.

A aproximação da Ufob da comunidade em que ela está inserida foi um dos aspectos positivos dessa atividade de extensão, apontou o Vice-Reitor Pro Tempore, professor Jacques Miranda. “Os novos docentes precisam ter consciência do seu papel de agente transformador da realidade do Oeste baiano. Isso só é possível quando se conhece melhor cada município e se mantém um canal aberto de diálogo com moradores, autoridades e sociedade civil organizada a fim de construir uma instituição de ensino pública aberta a todos”.

Na terça, 26, e quarta-feira, 27, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, os novos professores conheceram a estrutura administrativa e assistiram palestras sobre o funcionamento dos órgãos acadêmicos da universidade. Na quinta-feira, 28, acompanhados pela equipe da Administração Central, os professores visitaram uma grande fazenda de algodão, em Luís Eduardo Magalhães, e participaram de um encontro com o Secretário Municipal de Educação, Carlos Alberto Koch.

Na sexta-f eira, 29, a programação seguiu com um encontro com o prefeito da Barra, Artur Silva Filho, acompanhado por vários integrantes de sua equipe de trabalho e com o bispo Dom Frei Luís Flávio Cappio, no Palácio Episcopal. Lá, eles assistiram à apresentação de um coral, formado por crianças de um projeto cultural do município, e a uma palestra, proferida pelo professor Sócrates, acerca dos aspectos históricos e os ciclos de desenvolvimento da localidade. Também conversaram com professores da rede estadual e municipal sobre a importância e a expectativa por uma universidade que trará também mais possibilidades de qualificação para a rede pública de ensino fundamental e médio.

No sábado, 30, em Santa Maria da Vitória, ao lado do secretário de educação, Luiz Ricardo Braga, os professores realizaram um bate-papo com um grupo de jovens artistas de teatro em aula de Dramaturgia em projeto apoiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Também visitaram o Museu Guardados de Hermes, a Casa da Cultura e o ateliê do artista plástico Chico Mallero.

A Semana de Integração e Acolhimento foi encerrada no domingo, 31, com uma missa no Santuário de Bom Jesus da Lapa. Logo após o evento, os professores e a Administração Central foram recepcionados pelo prefeito Eures Ribeiro em um almoço, que também comemorou os 91 anos de emancipação política da cidade.

Em todas as cidades do roteiro, os professores visitaram os prédios onde a UFOB irá funcionar provisoriamente e os terrenos em que as sedes definitivas serão construídas. Nos contatos com as comunidades locais, os professores se emocionaram ao perceberem o importante papel dessa nova universidade, reivindicada pelas populações da Região Oeste da Bahia há mais de cinquenta anos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras