Siga-nos

Barreiras

Novas unidades de saúde são entregues e ampliam o atendimento na Atenção Básica de Barreiras

O Centro de Parto Normal e da USF Miltônio dos Santos Araújo já foram entregues, mais outras 5 unidades de saúde estão em construção.

Publicado

em

O aniversário de 130 Barreiras foi marcado pela entrega de diversas obras na cidade. Além de reformas e construções na área da educação, agora o município conta com novas unidades de saúde. A entrega do Centro de Parto Normal e a Unidade de Saúde da Família Miltônio dos Santos Araújo, situado no Val da Boa Esperança, ampliam o atendimento na Atenção Básica na cidade.

O Centro de Parto Normal funcionará interligado ao Hospital da Mulher e conta com salas de Pré-natal, Parto e Pós-Parto (PPP), bem como um alojamento conjunto para cuidados hospitalares ao recém-nascido, atenção humanizada ao parto e nascimento.

O objetivo dessa estrutura é contribuir para a redução da mortalidade materno-infantil e consequentemente, das cesarianas, muito frequentes no Brasil. Por isso, os atendimentos serão voltados ao momento do parto como uma experiência pessoal única, fundamentada na participação e autonomia da mulher junto com a equipe médica.

Novas unidades de saúde são entregues e ampliam o atendimento na Atenção Básica de Barreiras

Já a Unidade de Saúde da Família Miltônio dos Santos Araújo, localizada no Val da Boa Esperança, contará com médico da família, dentista, auxiliar de serviço bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, sala de vacinação, planejamento familiar, curativos e acompanhamento de pré-natal.

Com essas obras, atualmente o sistema de saúde de Barreiras garante uma cobertura de 77,1% da Atenção Básica, sendo que em 2017 este número era de 39%.

Novas unidades de saúde são entregues e ampliam o atendimento na Atenção Básica de Barreiras

Outro passo importante para a melhoria do atendimento de saúde na cidade é a construção do Hospital Municipal de Barreiras. A Prefeitura de Barreiras já autorizou a licitação para essa obra que será realizada numa área de mais de 10 mil metros quadrados.

O novo Hospital contará com 66 leitos clínicos adultos, 10 pediátricos e 22 de obstetrícia, além de 5 UTIs adulto, 5 pediátrica e 10 para neonatal.

A Prefeitura de Barreiras também divulgou que outras cinco unidades de saúde estão em construção, sendo que três delas estão localizadas na zona urbana, no bairro Cidade Nova, Morada da Lua de Cima e Boa Sorte; e duas na zona rural, no Riachinho e Val do Teiú.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras